logo

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Ordem na geladeira

Por Maria Teresa Serman
Quando chegamos do mercado, o primeiro impulso é de enfiar tudo de qualquer jeito na despensa, gavetas e geladeira, não é? Seria perfeito se virássemos aquela feiticeira que torcia o nariz e tudo voava para os lugares. Infelizmente, na (nossa) vida real doméstica não funciona assim. É preciso dispor as coisas de jeito ordenado, para dar mais espaço e aproveitar melhor sua qualidade e vigência.

Na geladeira, por exemplo, vamos explicar a disposição correta no sentido de altura e localização. Os cuidados otimizam a vida dos alimentos e a nossa, para evitar desgaste de ambos. Vamos lá, então:

CONGELADOR - velho conhecido, que pode ser muito bem aproveitado com novos recursos, como embalar porções em papel-filme, potes com tampa e sacos plásticos, de preferência rotulados com identificação de conteúdo e data..

PARTE SUPERIOR -  por ficar logo abaixo do freezer, em geladeira duplex, o espaço ou gaveta tem temperatura mais baixa, sendo por isso o lugar que conserva melhor alimentos como frios, laticínios e outros mais sensíveis. Também podem ficar na prateleira mais alta, mas fiquem atentos ao prazo de validade, pois têm vida curta.

PARTE DO MEIO - essa parte intermediária, ou seja, dependendo do tamanho do refrigerador, mais de uma prateleira, é ideal para alimentos prontos, armazenados em potes tampados ou vedados com filme, sobras de comida, doces feitos, conteúdo de enlatados que, uma vez abertos, devem ser transferidos para outros recipientes, e massas prontas ou semiprontas.

PARTE DE BAIXO - é o espaço para vegetais: legumes, verduras e frutas, guardados em sacos plásticos perfurados, para ventilar.Temperos e ervas podem ficar aí em sacos de papel ou em vidros fechados. O desafio é manter essa parte limpa, sem folhas ou resíduos, mas isso é fundamental para a higiene dos alimentos.

PORTA - muita coisa deve ficar nesse lugar, mas - surpresa!, apesar de virem bandejinhas no formato deles, não é o melhor lugar para os ovos, e sim na prateleira superior, assim como a maionese. Eis os produtos que podem ficar na porta: condimentos: mostarda; ketchup; vinagre depois de aberto, pois altas temperaturas podem fazer proliferar bactérias nele; embalagens de vidro com palmito, azeitona, geleia e afins, mas sempre  com a dita supervisão da validade. Além disso, bebidas também, é claro; contudo, evite muito peso; opte pelas garrafas mais leves, para não danificar a porta. 

Experiência própria: a frágil pecinha que sustenta o espaço para garrafas se partiu e vou ter que trocar a porta INTEIRA, caríssima, um absurdo ter esse sistema em uma geladeira de primeira linha!

DICAS - Panelas servem para cozinhar, não para guardar alimentos na geladeira, pois seu material pode, desse modo, provocar intoxicação. A geladeira deve ser limpa regularmente, a cada 15 dias, com pano embebido em uma solução de água com um pouco de vinagre, que é germicida, e depois secada com outro pano. Quando descongelar alimentos, coloque-os em recipientes dentro da geladeira, e não direto do lado de fora. Pratos prontos podem ficar até 2 dias nela, sempre cobertos com papel-filme ou alumínio, para não pegarem cheiro de outros produtos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário