logo

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Gota a gota

Por Maria Teresa Serman
A utilização de óleos essenciais e o conhecimento das suas propriedades curativas remonta às civilizações chinesas e egípcias, sendo considerada uma das mais antigas formas de medicina e cosmética.
A partir da extração de óleos essenciais de plantas aromáticas, os egípcios faziam pomadas verdadeiramente milagrosas. Os óleos essenciais eram ainda utilizados para embalsamar os mortos, para propósitos espirituais, medicinais e cosméticos. A rainha Cleópatra celebrizou-se também pelo conhecimento dos poderes dos óleos essenciais, diz-se, inclusivamente, que utilizou óleo essencial de rosas para cegar Marco António com a sua beleza.  

Os Gregos também compreenderam os efeitos milagrosos das plantas aromáticas. A maior parte dos seus conhecimentos foi adquirida com os egípcios, que eram exímios conhecedores das suas propriedades. O médico grego Hipócrates, conhecido como pai da medicina, recomendava muitas vezes massagens com óleos essenciais e, nos seus escritos, faz referência a um vasto número de plantas medicinais. (www.copper-alambic.com).

Dizem que Cleópatra entendia de tratamentos e sedução, então não custa imitá-la, com mais recursos, que são descobertos toda hora. São indicados para corpo, rosto e cabelos, com propriedades e aplicações específicas que vamos expor a seguir.

CORPO
- Eles hidratam e nutrem, estabelecendo uma barreira protetora contra a perda de água da pele. Em alguns lugares podem causar acne, como tórax e costas; então deve-se preferir pernas, braços (principalmente cotovelos, joelhos e pés) e no abdome. Use-os no fim do banho, na pele úmida. Se não gostar da sensação, dê uma levíssima enxaguada. Há tipos específicos e naturais que melhoram estrias, estimulam a produção de colágeno e atenuam cicatrizes - Argan, Rosa Mosqueta, Amêndoas.

ROSTO - Aqui é mais complicado usá-lo, pois quase todas as peles têm oleosidade maior na chamada "zona T": testa, nariz e queixo. Portanto, o produto só deve ser usado em peles secas, e, mesmo assim, indiretamente, uma gotinha dissolvida no creme hidratante que se for aplicar, priorizando pescoço e colo. O melhor modo de ter certeza de sua necessidade é consultando o dermatologista.

CABELOS - Há óleos de silicone finíssimos, e outros recém-lançados, termo-ativos (que são ativados com o calor) ou não. Eles beneficiam os fios, pois evitam que o córtex - sua estrutura interna - se abra. Mantêm a camada externa hidratada e saudável, protegendo-a de agressões externas como sol, vento e chuva. Quanto mais tratamentos químicos o cabelo recebe, mais importante para ele é o óleo. Porém, deve ser utilizado o mais longe do couro cabeludo quanto mais oleosa for a raiz. Os mais finos nesse caso, os mais espessos nos cabelos secos e agredidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário