logo

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 96)"

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos.

1 – C. diz: Dra tenho duas meninas uma de 11 e a outra de 14 anos. Elas agora deram pra brigar por tudo, por roupas que uma pega da outra pra usar, por TV , por computador, são brigas constantes quando estão em casa. O que posso fazer para melhorar esta situação? Elas eram tão amigas quando menores.
RESP: Cara Sra .C.
A senhora já experimentou estabelecer horários para cada qual, partindo delas mesmas? Enquanto uma utiliza o computador outra faz seus deveres de Escola ou assiste a um programa de TV, por exemplo. Quanto às roupas, comunique a elas que serão compradas roupas iguais caso as brigas não cessem... Assim não haverá competição por esta ou aquela.... Praticam algum esporte ? Estudam no mesmo horário? Bom seria que tivessem atividades em tempos distintos, para que a senhora pudesse estar com cada uma separadamente e conversasse em particular orientando, ouvindo o que cada uma tem a dizer e não pudessem reclamar que a mãe dá maior ou menor atenção à outra... Veja, por favor, outras respostas à questões semelhantes no blog, ok? Tenha paciência - a fase de vida em que estão é mesmo de pequenas implicâncias e rusgas - a de 14 anos está no eclodir de hormônios e muitas vezes não saberá explicar à irmã ( que também não a compreenderá...) porque age desta forma . Acredite e enfatize com elas o quanto são felizes, que a senhora as ama muito e que elas também se amam (mesmo que de momento, contestem...) Fico às suas ordens ! Mannoun

2 – A. diz: Sou pai de um menino de 14 anos e agora estou num novo relacionamento e minha mulher esta grávida de 6 meses e este meu filho não quer nem ouvir falar na nova criança que vai chegar. Ele fica comigo aos finais de semana. Como posso fazê-lo aceitar isso?
RESP: Caro Sr.A.
Converse calmamente com seu filho. Durante 14 anos ele foi o único e saber que terá que
" dividir " o amor do pai com outro irmão é mesmo difícil, sobretudo porque é outra a mãe ( não tenho maiores detalhes sobre a vida dos cinco - pai, mãe, filho, outra pessoa e o bebê.)
Procure sempre mostrar a ele que amor de pai pelos filhos é especial e diferente do amor entre adultos que se unem por escolha pessoal.
Sempre fale bem da mãe dele e ressalte que vocês estão separados porque não se entendiam mais e que, entretanto isto não deve interferir no relacionamento pai / filho nem em seu amor por ele.
Ele se dá bem com sua companheira? Peça que ela tenha muita paciência e delicadeza para com ele, que também seja reservada e respeitosa quanto a comentários sobre a mãe dele.
A separação dos pais é extremamente dolorosa para os filhos ainda que se diga o contrário. Na cabeça dos filhos e no coração, pai e mãe formam uma unidade indivisível e precisamos muita delicadeza para ajudá-los a conviver com a realidade da separação...
Leia, por favor, outras respostas no Blog, à semelhantes questões. Fico às suas ordens! Mannoun

2 comentários:

Anônimo disse...

Dra pode um filho mudar tanto quando entra na adolescência? Ele era um menino carinhoso, amigo, gostava da nossa companhia e hoje rebate tudo o que dizemos com grosseria e esta se afastando de nós. Onde erramos? E o que fazer? Só temos ele, pois tive dificuldades para engravidar e só consegui tê-lo.

Arlete Gonçalves disse...

Dra minha filha de 11 anos tem uma hérnia umbilical desde bebê e estou preocupada por ela pela parte estética, esta ficando mocinha e isso enfeia muito. O que sugere fazer?

Postar um comentário