logo

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 94)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos. Como esta seria uma resposta muito longa, excepcionalmente colocamos hoje, uma sexta feira, Porém as respostas são sempre colocadas nas segundas.

Como agir com um drogado em casa


1– M. S. Diz: Oi, tomei conhecimento do seu site através de uma conhecida minha. Gostaria que minha pergunta fosse encaminhada para Dra Mannoun. Minha amiga está vivendo num inferno. Ela não sabe o que fazer a respeito, por isto eu tento aqui ajudá-la através de pessoas tão competentes e imparciais.
Aposentada, vive com o marido aposentado e dois filhos um de 20 e outro de 22, o mais novo usa drogas pesadas, bebe, faz faculdade, mas nunca estuda, sai todas as noites para as farras com uma namoradinha menor que também é usuária de drogas. voltam os dois para casa da mãe dele pela manhã todos os dias,drogados, dormem ate 5 hs da tarde ele vai às vezes para faculdade particular, e depois vai p as farras, minha amiga não sabe aonde ele vai todos os dias. Eles são sustentados por minha amiga, que não sabe negar ajuda financeira, paga táxi para os dois, dá $ para saírem, empresta o carro novo, depois reclama para mim, enfim não sabe dizer não para eles. Não dorme à noite nervosa com o filho na rua.
O filho mais velho é deprimido, não fala com o irmão. Só tem uma relação boa com minha amiga, relação que eu acho até doentia, pois estão sempre juntos, só saem juntos, dependem um do outro para tudo. Vão juntos para a academia, para o supermercado, não têm lazer nenhum. só isso. O pai não fala com os filhos direito. Com o mais novo nem troca palavras, e com o mais velho só as vezes conversa, mas os chama de vagabundos para baixo. É omisso, nunca conversa sobre a situação da casa com ninguém. Só sabe brigar. Brigas diárias, discussões.
O marido a trata com desrespeito, não há diálogo entre eles, só se aturam. Ela ainda é jovem, bonita, mas não reage. Sempre reclama do marido, dos filhos eu tento convencê-la a separar dele para ser feliz, mas ela é muito dependente desse relacionamento doente, se acomodou, e não sabe o que fazer também com os filhos. Está perdida, num circulo vicioso. Reclama, eu falo, dou conselho, mas ela não reage. Está deprimida sempre. Perde a vida nesta tristeza infinda. O que eu posso dizer para ela, como posso ajudá-la? Por favor, me ajude Dra. Mannoun.


RESP: Olá, M.S.
Que belo gesto o seu de ajudar sua amiga ! Vamos ver se conseguimos também ajudar, primeiramente colocando vocês bem pertinho do Coração de Deus que é Aquele que sempre está pronto e pode nos socorrer ....
Se seus amigos moram no Rio, existe o NEPAD ( Núcleo da UERJ que atende pessoas com drogadição, isto é dependentes de qualquer droga, lícita ou não) .
Fica em São Cristóvão e é composto por uma equipe de alto padrão onde podem buscar ajuda, os dependentes e os familiares.
Não se pode perder tempo porque as coisas se precipitarão seriamente se não houver um posicionamento JÁ ! As ações que vou sugerir são muito difíceis e duras mas absolutamente necessárias .
Atitudes propostas:
1- em primeiríssimo lugar sua amiga deve DE IMEDIATO cortar qualquer dinheiro nas mãos do filho( difícil mas não impossível )
2- Não aceitá-lo em sua casa com a namorada.
3-Não emprestar o carro porque e´colaborar com um crime - ( ela já pensou que ele pode provocar acidentes que envolvam sua vida e a de terceiros ?)
4- Comunicar à família da namorada do filho o que está acontecendo e que atitudes está tomando para que eles façam o mesmo - se desejarem salvar vidas !
5- Com o filho mais velho, esforçar-se por não fazer dele uma " muleta" e muito menos substituto do pai- procurar afastá-lo um pouco desta situação e sugerir que procure o medico da família para que este o encaminhe a um tratamento também;
6 - Com muito carinho e serenidade tentar envolver o pai nas ações propostas, conversando, pedindo ajuda, convidando-o a procurarem um bom Psiquiatra para ajudá-los de perto, especialmente quanto ao que fazer em família.
7- Que rezem muito porque a oração dos pais pelos filhos é preciosíssima!
8- Com relação a você, M.S. uma vez feita sua parte, diga à sua amiga que irá se afastar dela até que as providências ( as sugeridas ou outras, especialmente ajuda psiquiátrica ) sejam ultimadas porque não é amizade você apenas poder ouvir queixas sem tomar parte ativa no processo de ajuda à família....
Alí TODOS estão doentes e necessitam tratamento imediato !
Peço-lhe que me perdoe falar nestes termos, mas dói saber que uma família inteira caminha para autodestruição por falta de coragem para dizer NÃO!!!!
São pareceres duros estes, mas se faltaram os limites dos pais até aqui e talvez sobraram recursos financeiros, esta é a hora em que devem ser utilizados para curar e não para destruir uma família inteira !
Fico a seu dispor, M.S. e desejo que eles queiram sua ajuda e que você consiga, de fato , ajudá-los.
Boa sorte, Mannoun

Nenhum comentário:

Postar um comentário