logo

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Sugestões de livros para as férias - jovens

Adolescentes e adultos se divertem com estas obras de suspense policial da Agatha Christie e Connan Doyle.

O CÃO DOS BASKERVILLE - Connan Doyle
Esta talvez seja uma das melhores aventuras vivida por Sherlock Holmes.
A h
istoria começa quando Holmes é consultado pelo Dr. James Mortimer, para aconselhá-lo se ele deve levar ou não Henry Baskerville, para a casa da família em Dartmoor - Henry é o herdeiro de Sir Charles Baskerville, que morreu em condições suspeitas, para dizer o mínimo... o boato é que Sir Charles foi vitima do Cão dos Baskerville, uma criatura demoníaca que persegue todos os Baskerville que morem na região, como punição pelos crimes de seu ancestral Hugo Baskerville, que foi morto pelo cão após ele ter sequestrado e causado a morte de uma jovem. E o fato de terem encontrado ao lado do corpo de Sir Charles morto uma pegada gigantesca de cão! Seria um crime de assassinato? Ou seria verdadeira a lenda? Neste caso, não seria como Holmes coloca: "Tenho combatido o mal com modéstia, mas lutar contra o próprio Pai do Mal seria, talvez, uma tarefa ambiciosa demais."?
Procurando a re
sposta para essas perguntas, Sherlock Holmes e o Dr. John Watson levam o leitor até um final surpreendente - será que conseguiram descobrir o mistério do Cão dos Baskerville?

O CASO DOS DEZ NEGRINHOS
É uma das maiores obras primas da inglesa Agatha Christie, conhecida como Rainha do Crime. O título causou polêmicas, principalmente nos Estados Unidos, onde foi publicado como And Then There Were None. Além do enredo genial, esse livro surpreende até os mais aficionados fãs da escritora, pois diverge fortemente de seu estilo, prescindindo de um detetive formal, que concentre as ações investigativas. A trama reúne, em uma ilha, dez personagens que, em princípio, nada têm em comum, convidados por um anfitrião misterioso. Com o desenrolar da história, todos acabam descobrindo que são acusados, cada um de um crime, e que tais crimes possuem uma intrincada rede de interrelacionamentos que levam ao anfitrião. Cada cena narrada cria uma expectativa funesta, que prende o leitor à trama e o leva a trocar constantemente de suspeito, até o fim surpreendente e espetacular, totalmente diferente das histórias policiais médias. O livro fez tanto sucesso, que serviu de inspiração para criação do jogo de tabuleiro Clue (no Brasil, Detetive). Também teve uma paródia filmada por Hollywood, o hilário Assassinato por Morte (Murder by Death - 1976, com Peter Sellers, Peter Falk e David Niven).

THE MURDER AT THE VICARAGE
The Murder at the Vicarage (Assassinato na casa do pastor), é um romance policial de Agatha Christie, publicado em 1930. É o primeiro caso de Miss Marple, a simpática velhinha de St. Mary Mead.
Miss Jane Marple se vê às voltas com o assassinato do Coronel Lucius Protheroe. Personalidade indesejável, nas últimas horas de vida,conseguiu arrancar do pastor de sua cidade as seguintes palavras: "Quem matasse o Coronel. Protheroe, estaria fazendo um serviço ao mundo". É claro que, ao dizer isto, ele não poderia imaginar que suas palavras se tornariam realidade. Pois é justamente na casa do pastor que se cumpre a sentença. Com isso, Miss Marple começa a investigar.
Aparentemente in
ofensiva, a doce senhora consegue sempre passar despercebida e desvendar os crimes em casos que experimentados detetives fracassam. É mais um toque irônico da grande "dame" ( título concedido pela rainha) do suspense.

OS ELEFANTES NÃO ESQUECEM
Elephants Can Remember (Os elefantes não esquecem)
Te
m o famoso detetive Hercule Poirot e a escritora de livros de mistério Ariadne Oliver como protagonistas. Ariadne Oliver está em um almoço em homenagem a escritores. Uma mulher lhe pergunta sobre o Caso Ravenscroft, que aconteceu há doze anos, quando o general Ravenscroft e lady Ravenscroft foram encontrados mortos a tiros. Ariadne então pede ajuda a Hercule Poirot, seu amigo, para que ele a ajude a desenterrar e resolver este caso.
Junto com Miss Marple, Poirot é o personagem mais famoso da autora, que o constroi com características bem peculiares e divertidas.


O MISTERIOSO CASO DE STYLES
The Mysterious Affair at Styles é um romance policial de Agatha Christie, publicado em 1920. Este é o primeiro livro da autora e também o primeiro a ter como protagonista o detetive belga Hercule Poirot, aqui ajudado por seu amigo, capitão Hastings. O livro traz, ainda, o inspetor Japp, da Scotland Yard.
O romance é narrado em primeira pessoa, pelo capitão Hastings. A história é ambientada em uma enorme e isolada casa d
e campo, com alguns suspeitos, os quais escondem informações sobre suas próprias vidas. O livro inclui mapas da casa, da cena do assassinato e uma parte de um fragmento de um testamento. Há, também, uma boa quantidade de pistas falsas e mudanças surpreendentes na trama. No meio da noite, a rica proprietária da mansão Styles é encontrada morta na sua cama, aparentemente vítima de um ataque cardíaco. As portas do quarto estavam trancadas por dentro e tudo indicava tratar-se de morte natural. Mas o médico da família levanta uma suspeita: assassinato por envenenamento. Todos os hóspedes da velha mansão, inclusive seu segundo esposo e seus enteados John e Lawrence tinham motivos para matar a Sra. Inglethorp, e nenhum deles possui um álibi convincente.

CAI O PANO
Curtain (Cai o pano) é um romance policial de Agatha Christie, publicado em 1975. Este foi o último livro a ser protagonizado pelo detetive belga Hercule Poirot, e também o último a ser publicado durante a vida da autora.
A obra foi escrita no início da Segunda Guerra Mundial e permaneceu inédita, trancada no cofre de um banco. Christie somente autorizou sua publicação quando percebeu que não conseguiria escrever mais.
Um já velho Poirot volta ao local de seu primeiro caso, em O Misterioso Caso de Styles, à procura de um assassino. Para ajudá-lo, chama seu fiel escudeiro Arthur Hastings, já viúvo, para juntos embarcarem em sua última caçada. Poirot reuniu cinco crimes que, aparentemente, tiveram a participação do assassino que está na mansão de Styles.


UM CRIME ADORMECIDO
Sleeping Murder, da mesma autora, foi publicado em 1976. Este é o último livro protagonizado pela detetive amadora Miss Marple, e foi lançado após a morte da escritora.
Assim como Cai o Pano, esta obra foi escrita durante a Segunda Guerra Mundial e ficou desde então lacrada no cofre de um banco. Convencida de que não mais conseguiria escrever, a autora finalmente autorizou a publicação de ambas.
Gwenda Reed, uma jovem recém-casada viaja para a Inglaterra para se juntar a seu marido. Apesar de ter certeza de que nunca esteve naquele país, ela tem a sensação de que conhece uma velha mansão vitoriana. Mais tarde, uma frase de uma peça teatral traz à sua mente a imagem vívida de uma mulher assassinada. Gwenda sai correndo pelas ruas, apavorada. Miss Marple, que também estava no teatro, se interessa pela história da moça e passa a investigar, sem dar atenção a seu próprio conselho de deixar crimes adormecidos em paz.

Um comentário:

R. B. Canônico disse...

Olá!

Como indicações aos jovens acho que não pode faltar fantasia.

Cronicas de Narnia, A Historia Sem Fim e o Senhor dos Aneis são obras que empolgam qualquer um!

Postar um comentário