logo

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 49)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem à vontade nossas amigas.

Briga entre irmãos
1 – A. diz: Dra que atitude tomar quando os filhos adolescentes brigam de se bater?

RESP: Caro A. Não sei quantos filhos são e quais as idades, mas vão ai mais perguntas...
Seus filhos praticam algum esporte? Ficam muito sem atividades físicas? São comparados pelos familiares, ou muito censurados, criticados? Tem tarefas em casa?
Uma reunião de família que trate com carinho do assunto, onde cada um possa livremente expor o que pensa e espera dos filhos, pais e irmãos, funciona muito bem, desde que levemos em conta as reivindicações surgidas, após passarem pelo crivo dos pais.
Uma idéia é que freqüentem a Escola em horários diferentes, tenham seu espaço em casa para estudar, UM só aparelho de TV e um só computador - NA SALA, e horários para cada um utilizá-los.
Não sei como é a família, quais os valores, hábitos, as virtudes e o exemplo dos pais e familiares, mas sem duvida, cada item destes tem um peso grande no convívio dos filhos.
Brigarem entre si não é tão estranho, mas se “brigam de se bater" como disse, quem sabe estão por demais diante da TV e computador, videogames...?
Esportes coletivos ajudam muito a utilização saudável da energia, esta a razão de uma das minhas perguntas. Se os praticam excessivamente, deixam de ser saudáveis...
Pode voltar a falar comigo se não respondi o que desejava, ok?
Atenciosamente, Mannoun

Viajando com Namorado
2 - R. C. diz: Dra. minha filha tem 17 anos e quer fazer uma viagem junto com o namorado para Porto Seguro. Ela diz que não tem problema porque vão os pais dele. Será que devo deixar?

RESP:Cara senhora R.C.
Os pais conhecem bem a família do namorado ? Este é um fator chave, porque os valores familiares podem não ser os mesmos, e aquilo que em sua família é fundamental pode não o ser na do outro, se não os conhecem muito bem nem convivem com eles. Converse serenamente com sua filha, abra seu coração e diga o que sinceramente deseja para ela, uma pedra preciosa, criada com todo amor e carinho e que a senhora não desejaria ver considerada uma pedrinha vulgar....
Se a senhora me questiona, é porque no fundo, teme por sua filha e lhe dou TOTAL razão! Oportunidades de conhecer lugares existirão sempre e quem sabe a senhora e sua família também poderão ir a Porto Seguro agora ou mais tarde e então o namorado da filha iria com vocês? Sua pergunta é muito pessoal para que alguém de fora, sem conhecê-la e à sua filha, diga SIM ou NÃO... O que penso a respeito, creio ter deixado claro. Pode voltar a falar comigo quando desejar, ok ? Um abraço e boa sorte! Mannoun

Crescimento após menstruação

3 – A. diz: Minha filha tem 13 anos com altura de 1.44 e idade óssea de 11 anos apos exames esta próxima para menstruar ainda pode crescer ?
RESP: Prezado A.
Pelo que relata, sua filha tem feito acompanhamento médico - é Pediatra, Médico de Adolescentes ou Endocrinologista que a atende?
Creio que a melhor resposta à sua pergunta é o próprio médico que conhece sua filha quem pode dar, porque vem seguindo suas tabelas de peso, altura, desenvolvimento.
Acrescento que mesmo depois de menstruar as meninas ainda crescem, embora em ritmo mais lento. Desde agora importa muito que ela tenha horários para dormir, levantar, alimentar-se, estudar, praticar esportes- ou seja, uma vida saudável e disciplinada. Acredito que seu médico assistente certamente a terá orientado quanto a estas minhas observações.
Fico às suas ordens para maiores esclarecimentos se desejar.
Atenciosamente, Mannoun

4 comentários:

Anônimo disse...

Dra Tenho 3 filhos e eles praticam esporte, futebol,e eu acho que já passaram da idade de brigarem desta forma de se bater. Fiz a pergunta anterior, e o que não sei é como vou fazer para que eles voltem a se falar e que no futuro isso não se repita.Foram os dois rapazes de 18 e de 20 anos que se atracaram. e agora não se falam e o clima em casa esta horrível.

Clarisse Durval disse...

O que devo dizer a minha filha de 13 anos para que não namore agora, nesta idade? Como convencê-la disso? Posso apelar para o lado do corpo ainda não estar totalmente formado?

Anônimo disse...

É possivel diagnosticar um esquizofrenico na adolescência? O que caracteriza esta doença no jovem? Como pode ser tratado?

Liana Clara disse...

As respostas a estas novas perguntas estarão no BLOG na próxima segunda, dia 12/7.

AS respostas da Dra Mannoun sempre estarão as segundas feiras.

Postar um comentário