logo

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Divorce clustering - Efeitos do divórcio

Por Maria teresa
A pesquisa americana, coordenada pela médica Rose McDermott, da Universidade de Brown, mostra que, quando um casal decide se divorciar, a mudança acaba tendo um efeito cascata na comunidade.

Segundo as estatísticas de Rose e sua equipe, a chance desta decisão afetar os relacionamentos de casais amigos é grande. Os amigos mais próximos acabam com uma probabilidade 75% maior de se separar também. Até os amigos dos amigos sofrem: a chance destes relacionamentos terminarem aumenta um terço.

Os pesquisadores do estudo de Framingham acreditam que a ruptura de um casal faz com que amigos, familiares e colegas de trabalho questionem a própria felicidade conjugal. O efeito, conhecido em inglês como "divorce clustering", sugere que conviver com muitos casais divorciados pode ser ruim para o relacionamento.

O resultado dessa pesquisa é interessante. Demonstra bem como as ações das pessoas influenciam os demais, para bem e para mal. A responsabilidade pessoal e social do indivíduo tem um alcance muito maior do que julgam alguns a princípio. Os que consideram donos e senhores das suas vidas, no estilo "faço o que quero e não devo satisfações a ninguém" podem sentir por aí que não é bem assim. Fazemos o que queremos (ou o que devemos?), mas as consequências de nossos atos podem ser bombas a explodir cedo ou tarde. E atingem os mais próximos e os distantes.

Precisamos, então, transformar esse efeito cascata nocivo em um círculo virtuoso: mais tolerância gera mais bondade; esta desperta bom-humor e alegria até nos insuspeitos; estes "contaminam" outros com uma nova visão de vida. Qualquer que sejam os ingredientes da fórmula, uma coisa é certa: famílias sustentam famílias, pessoas se apóiam mutuamente. Vale a pena lutar por valores assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário