logo

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Não deixe a vida te levar

Por Maria Teresa

Não dá pra levar a vida

"Deixa a vida me levar, / vida leva eu!"

A canção de Zeca Pagodinho é uma delícia de se ouvir e cantar. O ritmo é contagiante, sua interpretação, magistral.
Contudo, a letra não é apenas a de um sambinha gostoso. Carrega e transmite uma mensagem muito profunda, em que podemos meditar e tirar conclusões. Parece, a princípio, uma ode ao otimismo, um hino à tranqüilidade. Claro que devemos ficar felizes com o que Deus nos deu. Até aí, está ótimo. Só que contentar-se, simplesmente, não basta, é medíocre e empobrece a alma.

Acomodar-se ao compasso da vida significa enterrar os talentos que o próprio Deus nos deu. Um programa atual de TV, que trata de estética feminina, se apresenta com uma frase interessante: "O tempo transforma a gente, a gente transforma o tempo." Não sei se o verbo é esse ou se é "mudar". Prefiro transformar porque significa ir além da forma, transcender.

E isso remete à vida, à transformação que imprimimos nela. "Sê útil, deixa rastro" - esta é a mensagem. Vamos levar a nossa vida deixando uma marca transformadora. Em nós mesmos, em primeiro lugar; nos outros, próximos ou distantes, logo a seguir. Podemos empreender tal missão, e não é menos do que isso, fazendo bem o que nos compete a cada momento, sem deixar nosso posto familiar, profissional, social. A ansiedade leva à expectativa falsa de que faríamos melhor, teríamos mais sucesso, se nos pudéssemos ser uma outra pessoa, em outro país, com uma trajetória diversa.

Fazer o que devemos e estar no que fazemos é o jeito de levar a vida agradecendo o que o Pai nos concedeu, com alegria e espírito de serviço. Afinal, a história reconhece e admira os que amaram com audácia e abundância. Esses perduram na memória das gentes de modo estimulante. Pois só desse modo a vida traz felicidade e nós conseguimos comunicá-la aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário