logo

terça-feira, 15 de junho de 2010

Guia da Copa do Mundo para desinteressados em futebol

Por Rafael Carneiro da Rocha

Parece estranho neste país do futebol, mas muitas pessoas não acompanham o esporte, não torcem para nenhum time e não dão a mínima para a Copa do Mundo. Penso como deve ser difícil para essas pessoas lidar com a euforia reinante. De um modo geral, os brasileiros só ostentam bandeiras e patriotismos de quatro em quatro anos, às vésperas da Copa.

Porém, eu preparei aqui algumas frases triviais que podem contribuir para que os leitores desinteressados em futebol possam se sair bem nas rodas sociais contagiadas pela Copa do Mundo.

É bem provável que você escute comentários sobre o Dunga. Este sujeito é o técnico da seleção brasileira. Você, que não tem a menor idéia se o treinador é motivo de elogios ou críticas, apenas diga: "É... Na verdade, o Dunga montou um time com jogadores de sua confiança. Definitivamente, não são os melhores, mas pode ser que o grupo surpreenda".

Se conversarem sobre os favoritos para ganhar o torneio, você pode dizer o seguinte: " Os favoritos são os times de sempre, que já ganharam Copas: Brasil, Itália, Alemanha, Argentina... Mas pode ser que nesse ano, a Espanha, que está com um time muito forte, ganhe a Copa".

Outra coisa importante: por mais desinformado que você seja, a rixa entre brasileiros e argentinos no futebol é de conhecimento de todos. Caso escute algum comentário sobre a seleção argentina, o melhor a se dizer é algo do tipo: "Bem... na minha opinião, em termos de talentos individuais, o time da Argentina é muito bom. Eles tem muitos craques. Mas o time ainda não inspira muita confiança e o Maradona parece não ser um técnico constante. De qualquer forma, eles são favoritos".

É isso! No fundo, desejo mais boa sorte para você, uma pessoa desinteressada em futebol, do que à seleção brasileira. Imagino como deve ser difícil aturar tanta gente fissurada por 22 homens, e uma figura com um apito na boca, correndo atrás de uma bola.

3 comentários:

Liana Clara disse...

Depois de um jogo como o de hoje, mesmo quem não entende mas assistiu, vai poder opinar sem medo de errar.
Mas vou ficar coimo deveria ficar o Galvão Bueno: Calado!
Prefiro o silêncio dos ignorantes a dizer algo mais neste momento delicado.

Rafael Carneiro disse...

Hahahaha... Acho que o domingo, depois do jogo contra a Costa do Marfim, será um momento mais apropriado para opinar.

Matia Teresa disse...

Muito boas as dicas, vamos ser um pouco enigmáticos, como o Dunga.

Postar um comentário