logo

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A quem culpar pelas más notas, os filhos ou os professores?

Dependendo das idades teremos enfoques diferentes.
As crianças pequenas até seus 10 anos precisam muito mais do olhar dos pais (pai e mãe) para orientar, exigir e cobrar com mais Constância. Não podemos deixar só por conta deles ou esperar que o colégio se responsabilize por tudo. É responsabilidade dos pais tomarem a frente e saberem datas de provas, deveres para casa, estudos e trabalhos para notas.

Um professor terá sob sua responsabilidade, em média, uns 40 alunos e com certeza não será capaz, por mais que deseje, de cuidar de cada aluno individualmente, dando a ele o complemento para sanar todas as suas dúvidas. Ele não é “super” é um ser humano com limitações como qualquer outro e contará com o complemento feito em casa com a supervisão dos pais. Eu disse SUPERVISÃO, não equivale a pais sentarem com os filhos para fazerem o dever juntos.

Quando o aluno não “se dá bem” nas provas a culpa deve ser avaliada com atenção. Quando 60% de uma turma “vai mal”, podemos questionar a forma como o professor esta trabalhando. Por isso é preciso estar bem atentos. Mas se é menos de 40% da turma, podemos pensar em cuidar mais da nossa criança e dar a ela mais obrigações, exigindo mais atenção e estudo. Existe também a possibilidade das crianças estarem de modo geral despreparadas para o tipo de colégio e suas exigências. Neste caso é preciso saber se podemos dar um apoio por fora para colocá-los no mesmo patamar das outras ou se devemos mudá-los de colégio.

O que não pode acontecer é deixar correr frouxo, sem exigências.

Conforme vão crescendo, os filhos precisam cada vez mais, serem exigidos, com metas altas, nada de médio, de mediocridade, é claro que deve ser tudo proporcional ao que sabemos que eles podem dar de si. Logo as exigências devem ser para cada um de forma pessoal. Os dedos das mãos não são iguais. Cada filho vai merecer uma atenção diferenciada dos pais, mas sem descuidos.

Os adolescentes requerem mais atenção do que acompanhamentos, no caso de notas baixas, precisamos redobrar esta atenção, eles são muito espertos no quesito “driblar” e aprendem cedo a jogar a culpa dos insucessos para o professor “chato”, “implicante” ou “caduco”. Bobo somos nós se caímos nestas armadilhas.

Já vi criança esconder boletim, vi jogar deveres de casa no lixo da sala de aula, antes de sair, vi outro tentar apagar a nota do boletim e escrever por cima, vi menina “perder agenda” para não mostrar os bilhetes do colégio, etc. Eles são bem criativos na hora de “ocultar seus defeitos e suas falhas.

Nossos filhos não são perfeições da natureza, são humanos e podem errar, para isso somos pais, para educar. Vamos ficar atentos a estes pequenos deslizes de caráter e sermos justos dando razão a quem realmente tiver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário