logo

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Faça você mesmo

Em épocas de vacas magras, tempos difíceis economicamente falando, é a melhor época para exercer a criatividade, e treinar todos em casa para entrar no mesmo ritmo de aproveitar tudo, e dar a volta por cima da inflação.

Quem mora no Brasil, e vive em grandes cidades, entende bem que precisa fazer seus próprio consertos, em casa, sem a ajuda de profissionais que aproveitando da situação de inflação acabam cobrando cada vez mais caro por seus serviços.

Com uma pequena máquina de costura, portátil, simples, de pontos retos, podemos fazer desde bainha nas roupas, até pequenas reformas de cortinas e estofados. Assim evitamos os gastos com estofadores e costureiras. 

Uma ideia boa é fazer um mutirão em casa e comover a todos a ajudar nos consertos da casa, em um dia de um final de semana. Programar o que precisa ser feito, comprar os materiais necessários para os consertos e estar com tudo em casa no dia combinado. 
 
Aqui em casa fizemos uma reforma geral em um dos quartos. Foi espetacular a colaboração de todos, para o maior conforto de um. Até os que já estão casados e moram fora vieram ajudar de alguma forma. Resultado: quarto pintado, armários embutidos pintados, faxina feita, mobília recolocada, tudo pronto, com cara de novo.

A empolgação foi tal que continuamos fazendo nós mesmos outras pequenas reformas. Partimos para um sofá, de linhas retas, que estava em estado crítico, e colocamos ele novinho em folha, com cara de saído da fábrica. 

Um dos filhos começou a se equipar de pequenos instrumentos para facilitar os serviços que foram de grande valia: grampeador de estofados, parafusadeira,  furadeira, rolinhos de pintura, pincéis, lixadeira elétrica, e por aí foi se equipando. Fizemos uma grande economia, mesmo com esses novos gastos.

Para se ter ideia, um estofador nos cobrou , por reformar um sofá de três lugares, todo reto, o valor equivalente a 550 dólares. No valor de hoje, R$1800,00. Com todo o material que compramos só gastamos 76 dólares, R$250,00. Conseguimos terminá-lo em um dia apenas.Sendo , na maior parte do tempo, apenas duas pessoas fazendo.

Várias amigas, com filhos pequenos, partiram para o mesmo esquema: confeccionando roupinhas de criança, preparando os enfeites das festas de seus filhos, assim diminuindo bastante os gastos. 

Cada família se quiser fazer economia e ao mesmo tempo ajudar no equilíbrio da economia da sua cidade, pode aproveitar a crise e tirar bons proveitos dela, basta ter um pouquinho de habilidade e colocar mãos a obras.

Trocar lâmpadas, trocar uma torneira, consertar o fio do abajur, são coisas bem fáceis de fazer, basta tomar os cuidados certos, como, desligar o interruptor, antes de trocar; fechar o registro de água, antes de tirar a torneira, tirar o fio da tomada, para consertar o abajur. 

Vamos começar fazendo coisas pequenas que logo estaremos pintando o sete em casa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário