logo

sábado, 11 de abril de 2015

Sugestão de diversão - SELMA- Uma luta pela igualdade

Por Patricia Carol Dwyer

O filme que assisti ontem foi SELMA- Uma luta pela igualdade. Começa com a entrega do Premio NOBEL da Paz, em Oslo, para o Dr. Martin L. King.  É sobre a luta dos negros americanos, especialmente os do Sul, tentando conseguir o direito ao voto, para homens e mulheres, e o respeito por todos os seus direitos de cidadãos, apesar de esse direito já estar incluído na Carta de Direitos do Cidadão.

Mostra a dignidade tão presente nos justos protestos feitos pelos negros, desde o início, só em passeatas pacíficas. Entretanto, a resposta que conseguiam eram sempre, e cada vez mais, de incrível violência policial sulista contra jovens, crianças, mulheres e idosos que tinham a coragem de enfrentar o preconceito doentio dos governantes nos estados sulistas.

O ator fazendo papel do Dr. Martin Luther King, David Oyelowo, a atriz fazendo sua esposa, os do Presidente Lindon(que assumiu após a trágica morte de JFKennedy) e o do Gov. de Alabama, são muito bons! Dava até medo ver a cara de maldade e cinismo diabólicos, daqueles políticos racistas, como o Governador e o Chefe de Polícia!

Foi muito difícil para o Dr. M.L. King conseguir que o Presidente Lindon Johnson, ocupado com várias situações limite no seu governo recém-assumido, tomasse uma atitude afirmativa em nome dos segregados, isso, após a morte violenta de jovens e criancinhas! Mas no final, muito emocionante, é quando aparecem as filmagens originais da época, mostrando os discursos, os lamentos e a tristeza e coragem dos personagens reais dessa saga sangrenta pela liberdade e igualdade de todos os cidadãos. O clímax é ver a adesão dos brancos a esse movimento pela igualdade dos negros!

Primeiro veio a adesão às passeatas pacíficas, de vários representantes de outras religiões, até essa FRATERNIDADE parecer inerente a quase todos os cidadãos desde o Norte até o Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário