logo

domingo, 11 de janeiro de 2015

Sugestoes de filmes - Ida e As ferias do menino Nicolau


Por  Patricia Carol Dwyer
O primeiro que vi foi IDA, e o último foi AS FÉRIAS DO PEQUENO NICOLAU.

É um verdadeiro "choque térmico emocional" sair de um SERÍSSIMO, filmado com muita arte, em preto e branco, e assistir alguns dias após, uma COMÉDIA BEM INFANTIL, cheia de cores e inocência.

IDA, é sobre uma noviça que ao se preparar pra receber o Véu e viver pra sempre no convento, é chamada pela Madre superiora, que diz a ela, que precisa ficar uns dias, sem limite de data pra voltar, na casa de sua única parente, uma tia que não quis cuidar dela, deixando-a ao nascer, no orfanato para adoção.

O enredo daí em diante focaliza o tempo que ficou fora do convento, ainda como postulante e vestida com o hábito, para discernir corretamente o seu caminho definitivo na vida. A essas alturas, essa Priora informa a Ida, que ela é Judia.

Essa revelação da sua origem, apesar de estar num convento Católico, faz com que procure a tia, para saber exatamente como foi que seus pais morreram, e o porquê. Nesse meio tempo, ela passa a acompanhar a tia que a acolhe com certa reserva, mas logo começa a demonstrar carinho à sobrinha. As duas saem em busca de um homem que saberia contar-lhes tudo que queriam descobrir sobre a morte dos pais de Ida. A tia tinha sido juíza antes dos Nazistas tomarem a Polônia, mas tornara-se prostituta e começara a beber muito, com toda a tragédia que ocorrera na família.

Após encontrarem os corpos dos pais de Ida, e de um filhinho que a tia tivera mas não tinha criado, foram enterrá-los no cemitério Judeu já quase em ruínas após a guerra. Ainda houve um encontro amoroso de Ida com um rapaz que pedira a ela e à tia, uma carona no carro delas, a caminho para a busca que elas fariam, e por acaso, era músico e estava indo trabalhar num show no mesmo hotel em que as duas ficariam hospedadas.

A escolha final de Ida, do rumo que queria dar definitivamente à sua vida, é muito emocionante!
O filme é pesado, mas muito bem conduzido, sem nenhuma apelação, tudo feito com muita honestidade...Mas só serve para ADULTOS. Acho que adolescentes ainda não teriam maturidade para apreciar esse tipo de filme tão sério.

Agora, o outro filme, sobre as férias do pequeno Nicolau, (neste, interpretado por outro menino, que não o do 1º filme sobre ele), foi uma delícia de assistir. É muito engraçado! É até meio "pateta" pra adultos, mas os garotos pequenos, (tipo 5 anos de idade), adoraram. Os pais também. riam muito, e esse é um ÓTIMO filme, leve mas com valores de FAMÍLIA, que ensina muita coisa importante sobre FIDELIDADE, VAIDADE, HONESTIDADE.

Vale a pena procurar cada um desses filmes e assistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário