logo

quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Sugestão de passeio: Museu Casa de Portinari

Por Carol Balan

Uma sugestão de passeio muito bacana para quem estiver passando pelo interior de São Paulo, na região de Ribeirão Preto e Franca, é conhecer o museu dedicado ao pintor brasileiro Cândido Portinari, que foi montado na casa do pintor, na cidade de Brodowski.

O museu é muito bem organizado. Quando você chega, um funcionário vem lhe oferecer uma visita guiada. Se você preferir passear pelo museu sozinho, ele vai lhe indicar a primeira sala, onde tem uma gravação que fala um pouco sobre a história do pintor. Em seguida, é só seguir pelos cômodos da casa e conhecer, além da linda obra desse artista, sua história e a arquitetura e decoração da belíssima casa do século XIX.

Pontos que me chamaram a atenção: gostei muito da cozinha, achei uma graça ter uma receita de polenta em um cartaz! Também achei muito interessante o quarto e ateliê, onde mantiveram objetos de uso pessoal de Portinari e onde descobri que o motivo de sua morte foi a intoxicação por causa das tintas que usava. Mas, a parte mais linda do museu, pra mim, foi o quintal. Além das lindas plantas e árvores, espalhadas em um caminho que intercala áreas calçadas e de terra; tem a capela que Portinari pintou especialmente para a sua avó. Ela estava doente e não podia mais sair, então ele pintou a capela para a nonna poder rezar em casa.

Canteiro Dio (Deus, em italiano) projetado por Portinari:

A igreja Matriz de Batatais também possui obras de Portinari, como a Via-sacra. Por sem bem perto de Brodoswki, compensa parar para admirar também essa obra do grande artista.

Site do museu: http://museucasadeportinari.org.br/

Um comentário:

Pat disse...

Oi, xará!
Adorei essa visita virtual que você nos proporcionou e a descrição do jardim D I O! Que idéia linda tb. a pintura da Capela da nonna!
Abração,
Pat

Postar um comentário