logo

domingo, 4 de janeiro de 2015

Receita de bolo de banana da Carol

Por Carol Balan

Sempre achei o máximo quando olhava os cadernos de receita da minha mãe e via o nome da receita: bolo da Fulana, arroz colorido da Fulana. Ficava pensando na pessoa que criou aquele prato, como ela fez modificações e como era legal ter seu nome na receita! Depois de um tanto de experiência na cozinha, me sinto mais à vontade para começar a inventar e nem hesito em colocar o meu nome nas receitas que invento ou modifico o suficiente para chamar de minha.
Um dia a Daiana, colaboradora aqui no blog, nos passou uma receita de bolo de iogurte. A receita fez tanto sucesso aqui em casa (e na das outras que pegaram a receita) que comecei a inovar com o iogurte em outros bolos também. Hoje eu queria fazer bolo, mas não tinhas ovos, então saiu essa receita:

Bolo de banana da Carol

1 pote de iogurte natural
4 bananas bem maduras
1 xícara de açúcar
2 xícaras de farinha
1 colher de essência de baunilha (opcional)
Meia xícara de nozes
1 colher de sopa de fermento

Modo de preparo

Amasse as bananas e misture com o iogurte e o açúcar , na batedeira ou com uma colher de pau. Acrescente a essência e as nozes, mexa mais um pouco. Peneire a farinha e vá acrescentando aos poucos e mexendo, quando a massa estiver bem homogênea acrescente o fermento e misture mais um pouco. Coloque em forma untada e leve para assar em forno médio por aproximadamente 40 minutos.

Como não vai ovo, o bolo fica mais pesado, por isso é importante peneirar a farinha. Outra opção para deixar o bolo mais leve é acrescentar uma maçã ralada à massa. Também pode ser feito com açúcar mascavo.

Dica: a assadeira antiaderente costuma queimar o fundo, para evitar que isso aconteça, coloque uma assadeira com água na grelha de baixo.

5 comentários:

Pat Carol disse...

Oi, xará! (o meu se escreve igual, só que o meu Carol é em inglês, com som de "Quérol)

Adorei a receita sem ovos, mas fiquei com dúvida quanto a quantidade de farinha que a gente usa. Não entendi direito, se é pra colocar só parte da farinha peneirada junto com as bananas amassadas, e depois acrescentar o resto, ou se SÓ COLOCA FARINHA JÁ PENEIRADA TODA AOS POUCOS, sem aquela que foi antes...deu pra entender a dúvida? Não vou tentar antes pois quero ter certeza de não fazer nada na dúvida!
AGUARDO MAIS INSTRUÇÕES NO MANUAL de "Receitas da Carol" :)

Carol Balan disse...

Oi Pat! Somos xarás, mas agora sei pronunciar seu nome corretamente! =)
Ficou confuso porque digitei errado!! Na primeira mistura é o açúcar que vai junto com a banana e o iogurte! A farinha é só depois, peneirada. Costumo ir colocando aos poucos e mexendo para misturar bem. Obrigada!! Beijos

Pat C. disse...

Entendíiiiiiiiiiiiiiiii! Ficou mais facinha ainda! Por enquanto vou "só provar", pois estou em regime pra perder 10 quilinhos, e como ainda faltam "só 7", estou tentando me controlar.

Vou só "provar" um pedacinho mas quem sabe, quando eu estiver bem nos conformes, posso comer uma fatiasona sem culpa, pra compensar a espera, rs rs rs
Obrigada pelo esclarecimento tão rápido!
Bjssssss,
Pat

Pat disse...

FICOU PERFEITO! Provei um pedacinho e não mudaria nadinha na sua receita!
Obrigada pela dica!
Bjo,Pat

Carol Balan disse...

Que bom que gostou, Pat!! É um bolo fácil de fazer, né? E essa combinação de banana e nozes, pra mim, sempre dá certo!! =) Beijos

Postar um comentário