logo

sábado, 10 de janeiro de 2015

Economia doméstica - carne e peito de frango

Por Verônica Lunguinho

Economia doméstica: Criatividade com as carnes mais baratas.

Ano novo, salário mínimo novo, e preços láaa em cima desde o ano velho. O que fazer? Economia, claro. A dona de casa pode não saber o que é taxa Selic, mas em economia doméstica ela é especialista. Ela não precisa ler no jornal que o preço da carne teve alta de X  por cento, porque vai ao supermercado todos os dias e sente a mudança. Por isso, na hora das compras e de preparar o alimento de cada dia para a família, é preciso contar com a criatividade. Quem desvaloriza a função de uma dona de casa não sabe que muitas vezes ela faz o mesmo esforço que um publicitário faz, por exemplo, para ser criativa. E a criatividade dela garante o conforto de todos.

Compartilho com os leitores do Negócios de Família hoje uma das medidas que eu tomo em casa para ser econômica na cozinha. Sem deixar de oferecer uma comidinha gostosa aos meus.

Há dois tipos de carne que eu sempre compro em promoção: peito de frango e carne moída. Mesmo que eu já tenha em casa, sempre que posso aproveito e compro para guardar  congelados. A versatilidade dessas duas carnes permite que criemos receitas que vão do lanchinho ao prato principal. Abaixo, listei algumas ideias do que fazer com os dois. Aproveito e agradeço à Liana, que me ajudou a enumerar os itens. 

Algumas eu sempre faço, outras ainda vou testar:

·    Peito de frango
·    Estrogonofe
·    Filé ao molho de laranja (ou maracujá)
·    Frango xadrez
·    Salpicão
·    Frango com catupiry
·    Panqueca
·    Lasanha
·    Torta
·    Empadão
·    Crepe
·    Escondidinho
·    Pastel (frito ou assado)
·    Coxinha
·    Carne moída
·    Escondidinho
·    Lasanha
·    Rocambole
·    Quibe
·    Bolo de batata com carne
·    Almôndegas
·    Bolinho de carne recheado com ovo de codorna
·    Torta
·    Carne moída com legumes
·    Carne moída com polenta
·    Pastel

Economizar tempo também é importante. Por isso, costumo deixar o frango desfiado cozido e temperado no ponto de usar para receitas que precisam dele desfiado. O mesmo com a carne moída.

Atenção: Ao congelar pratos salgados, diminua a quantidade de sal. O processo de congelamento acentua o sabor dos alimentos. Se você congelar o prato com a quantidade normal de tempero, provavelmente vai comer um prato salgado ao descongelar.

E você? Que delícia costuma fazer usando carne moída e peito de frango? Compartilhe conosco para aumentarmos essa lista de opções!

3 comentários:

Pat disse...

Difícil superar essa lista mais que perfeita de imaginação culinária! Mas...puxando lá do fundinho da memória, me vieram mais duas idéias que eu costumava fazer muito pra família, que são:

Rolinhos de filé de frango,recheados com queijo, enrolados numa tira de bacon, e ASSADOS na CERVEJA! Delicioso! O outro é o FRANGO AO VINHO BRANCO.

Receitas: 1º) para os rolinhos de filé de frango, é só mesmo ter 1 latinha de cerveja, bacon em fatias além dos filés, claro, e palitos pra fixar o rolinho! Assar mais ou menos por meia hora, mas olhando pra não deixar a cerveja secar. Nesse caso, é só abrir outra latinha e regar por cima dos filés. Se já assar dentro de um pirex retangular (dependendo da quantidade que couber, uns 6 ou 8 costuma chegar para 3 ou 4 pessoas.)é melhor pra já servir direto na mesa. Acompanhar com purê de batatas ou arroz branco, além de uma saladinha separada pra "refrescar", rs rs rs

2º) Frango ao vinho branco: Cortar pedaços maiores, irregulares(cerca de 3 cm cada)mas não em tiras! É pra deixar dourar numa frigideira com os temperos que quiser(só uso cebola e POUQUÍSSIMO SAL, por conta de um pouquinho de BACON que se coloca na frigideira ou panela pra fazer de margarina) e quando os pedaços de peito de frango já estiverem cozidos, colocar 1/2 de 1 latinha de creme de leite sem soro, mexer um pouco e tirar do fogo. Imediatamente, colocar dentro da panela uma taça pequena de VINHO BRANCO, mexendo um pouquinho pra penetrar no frango(tem uns bem baratinhos e suaves). Deixar a panela tapada por uns minutos pra "abafar". Depois é só servir. Eu servia tb. com arroz branco e um pouquinho de batata palha de saquinho, pra "colorir" o prato.

Espero que gostem, pois já estou com aquela aguinha nos cantos na garganta, louca pra provar um pouquinho de cada!

Bon appétit!

Liana disse...

Que delicia Pat!! Podia ter mandado pra eu colocar numa postagem. Mas, vou aproveita-las, e colocar em uma, só pra não ficarem perdidas nos comentários.
Liana (usando computador de outros)

Pat disse...

Oi, Liana! Lembrei que já tinha te enviado essas receitas beeeeeeeeeem no início do Blog. Não lembro exatamente o ANO, mas acho que você já tinha colocado uma vez. Se não me engano, mencionei que foram receitas que aprendi com uma prima minha, gaúcha, que recebia muito para jantares do pessoal do CNpq , professores estrangeiros que vinham para Congressos Internacionais de Matemática Pura e Aplicada (IMPA)no Brasil. Todos se deliciavam com o que ela servia!
Se me lembrar de mais alguma das receitas da família, te envio, tá? Agora estou meio aborrecida com essa demora do correio pra entregar as FOTOS DA VIAGEM AO CANADÁ! Hoje chegou um cartão de Natal de lá, mas ainda faltam 2 pacotes que mandaram ANTES do Natal, argh!

Postar um comentário