logo

quarta-feira, 19 de março de 2014

Estudo comprova: pais nos smartphones ignoram seus filhos.

By ABC News. Mar 10, 2014 5:00am

By Ross Charles M.D. (@rosscharlesMD)

O ofuscante brilho de um smartphone afeta nossas habilidades como pais – o fato é comprovado por uma pesquisa que o Boston Medical Center implementou em segredo, em 15 restaurantes tipo “fast food” locais, analisando um campo em que se demonstra  bem a natureza parental. Observando silenciosamente à distância, os pesquisadores perceberam as interações entre membros da família, em particular o comportamento dos filhos quando mamãe e papai se abstraíam nos seus aparelhos portáteis. O autor líder do estudo foi a Dra. Jenny S. Radesky,

Em 40 das 55 famílias observadas, os pais estavam completamente absortos nos dispositivos móveis, mais no manuseio destes do que em telefonemas concretos. E quase um terço deles continuava nessa atividade durante a refeição. Algumas crianças aparentavam não ser atingidas e comiam em silêncio. Outras, mais provocativas, cantavam para atrair a atenção dos pais.

O grau no qual o dispositivo era usado não apresenta, porém, relação direta com o modo como as crianças reagem, de acordo com o estudo. A conclusão mais profunda desse “vício” é que o mundo digital se estende além dos limites da tela.

“A conclusão a que eu chegaria é de que não precisamos afastar completamente os aparelhos quando estamos com nossos filhos, disse a doutora Jenny, mas certamente criar limites para seu uso nesses momentos.”

O Dr. Gene Beresin, director executive do Centro MGH Clay Center para Mentes Jovens Saudáveis concorda, e acrescenta: “Quando comemos, quando confraternizamos ou quando um dos pais coloca os filhos para dormir, estes são momentos em que a interação pais-filhos é importante, pois transmite às crianças a mensagem de prestar atenção na outra pessoa, de estabelecer intimidade.

Beresin disse que o conselho para os pais é simples: “Sejam observadores, atenciosos, atentos, tanto no que estão fazendo como no que estão ensinando a seus filhos.”

“O estudo sugere ainda que o comportamento dos pais realmente afeta o relacionamento dos filhos com seus próprios colegas e amigos. Alguns desses recursos, indubitavelmente, auxiliam a aproximar os membros da família, como, por exemplo, enviando pequenas mensagens de afeto. Contudo, eles têm o potencial de prejudicar a atenção mutua também. Talvez seja melhor que os pais voltem a brincar de aeromodelismo com seus filhos, e aproveitem inteiramente os espaços de tempo juntos.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário