logo

domingo, 2 de março de 2014

Brincadeira para fazer em casa - “Stop”

Aproveitando essa folga do carnaval podemos fazer essa brincadeira com as crianças para passar um pouco de tempo mais calmas em casa. O jogo é simples,verifica conhecimentos, exercita a memória e a criatividade. Exige alguns conhecimentos básicos de “geografia”, “biologia”, etc. Muitos chamam a brincadeira de Adedanha.

N.º de crianças: mínimo 2 (ideal: de 4 a 6 crianças), neste jogo é desejável (mas não imprescindível) a presença de um adulto.Precisa de papel e caneta para cada um dos participantes e se possível um cronômetro.

Regras/Funcionamento: cada um dos participantes tomará sua caneta e fará uma tabela que possui 11 linhas e 10 colunas. Na 1ª linha serão colocados os títulos de cada coluna que são os seguintes: Rodada, Letra, Cor, CEP (Cidade, Estado ou País), Flor/Fruta, Animal, Carro, Nome de Homem e Nome de Mulher e Pontos. Além disso, a 1ª coluna deve ser preenchida com o total de rodadas (10)
Desta forma a tabela ficará como : Letra/ Cor/ CEP Flor/Fruta/ Animal/ Carro/ Homem/ Mulher/ Pontos.
                                                     
As crianças devem ficar numa posição de modo a formar uma sequência: criança 1, criança 2, criança 3, etc. Será realizada agora a rodada n.º 1 de um total de 10 e portanto, será preenchida a 1ª linha vazia da tabela acima. Todas contam até três e põem as mão com alguns dedos a mostra, aí contam-se os dedos e falam o alfabeto até se chegar ao número de dedos contados a vista.

A seguir, cada criança deverá preencher as diversas colunas da seguinte forma:

  • Coluna Letra: colocar a letra daquela rodada:  L
  • Coluna Cor:  colocar uma cor que comece com L (lilás, por exemplo)
  • Coluna CEP: colocar o nome de uma cidade, estado ou país que comece com L (Lituânia, por exemplo)
  • Coluna Flor/Fruta: colocar o nome de uma flor ou fruta que comece com L (lírio, por exemplo)
  • Coluna Animal: colocar o nome de um animal que comece com L (leão, por exemplo)
  • Coluna Carro: colocar o nome de um carro que comece com L (Lamborghini, por exemplo)
  • Coluna Homem: colocar o nome de um homem que comece com L (Luciano, por exemplo)
  • Coluna Mulher: colocar o nome de uma mulher que comece com L (Lara, por exemplo)


Assim que uma criança preencher todas estas colunas, ela deverá dizer em voz alta: “STOP”.

Neste instante, todas as crianças param de preencher suas folhas e será feita a contagem de pontos daquela rodada

A cada coluna, verifica-se o que cada uma das crianças preencheu e os pontos são distribuídos da seguinte forma:

- Item preenchido por uma única criança: 15 pontos (prêmio pela singularidade)
- Item preenchido por mais de uma única criança: 10 pontos se diferente das outras crianças e 5 pontos se repetido (prêmio pela criatividade).
- Item não preenchido: nenhum ponto.

Exemplo: se forem 5 crianças e na Coluna CEP, 2 delas preencheram com Lituânia, 2 com Luxemburgo e 1 delas colocou Londrina, esta ganha 10 pontos e as demais 5 pontos apenas (pois houve repetição). Desta forma, apuram-se os pontos obtidos em cada umas das colunas e a soma devem ser colocada na última coluna.

Na próxima rodada, a criança 2 pensa na letra e a criança 3 fala “STOP” e assim seguem-se 10 rodadas sempre com uma letra diferente das já utilizadas. Sucedem-se 10 rodadas e declara-se vencedora a criança que tiver mais pontos.

Importante: é preciso esclarecer às crianças que variedades do mesmo nome não são diferentes. Exemplo: azul = azul-claro = azul-marinho (ou seja, todos eles serão considerados a mesma cor: azul). Da mesma forma, no item carro, Gol 1000 = Gol GT = Gol 3ª geração, etc). Além disso, existem erros tais como considerar “gelo” e “ultravioleta” como sendo cores válidas. Desta forma, é conveniente (mas não imprescindível) a presença de um adulto para validar os campos preenchidos e resolver polêmicas. Além disso, existem casos em que não existe um item (cor que comece com a letra “X” por exemplo). Neste caso, a melhor alternativa é a marcação de um tempo limite (ex: 2 minutos). Desta forma, passado este tempo limite, o “controlador” do tempo fala “STOP” encerrando a rodada ainda que nem todos os itens tenham sido preenchidos.

Um comentário:

Anônimo disse...

esse jogo é legal para as crianças e para os adultos tambem

Postar um comentário