logo

terça-feira, 25 de março de 2014

As fraldas e os bebês

Eu sou a maior adepta das fraldas descartáveis e defensora do seu uso total, mas existem momentos que precisamos abrir mão delas, em função de um bem maior para nossos bebês. É quando surgem as assaduras, e não há pomada que dê jeito.

As assaduras resistentes costumam aparecer quando a criança é alérgica ao material da fralda descartável, ou quando fica muitas horas com a mesma fralda, que mesmo sendo de flocos gel, e absorvendo bem o xixi, ela começa a proliferar bactérias em seu interior, provocando assim assaduras extremamente dolorosas para a criança, deixando-as inquietas e chorando muito.

O primeiro passo nosso deve ser lavar com água morna o local, passar uma boa pomada para assaduras e deixar o local arejado. E, nada melhor pra ventilar a região do que as fraldas de pano. A pele do bumbum vai se recuperar mais rápido, com esses  cuidados externos, e com uma alimentação mais leve para que as fezes não saiam muito ácidas, piorando ainda mais o local machucado.
No calor essas assaduras proliferam mais rapidamente, e o cuidado deve ser maior. Devemos trocar com mais frequência as fraldas e deixar algum tempinho a região do bumbum do neném livre, tomando um ar e um solzinho, de preferência bem cedo.

Outra sugestão, que sempre funcionou com meus filhos bebês era colocar um pouco de álcool na água morna do banho, e uma colherinha de maisena junto desta água.

Pode-se também usar, depois de secar bem a criança, um pouco desta maisena na região onde colocaremos a fralda. Ajudará a manter a pele fresca por mais tempo, e evitará novas assaduras.

Devemos ter em mente que a fralda de pano, assim que molhada, precisará ser trocada, e nestas circunstâncias de assaduras, não utilizar calças plásticas. Deste modo o bebê ficará curado logo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário