logo

terça-feira, 22 de junho de 2010

Impressões de férias

Por Rafael Carneiro Rocha

Para quem pode, as férias de julho estão chegando. E, lendo a recente crônica da Liana sobre a viagem da sua família para o sul do Brasil, eu me lembrei de alguns passeios. No período de férias viajávamos, de duas a três famílias, para algum canto do litoral brasileiro.

Uma das coisas que mais me divertiam era o fim do dia na estrada, quando procurávamos um local para dormir. Havia uma expectativa em cada cidadezinha: "será que encontraremos um hotel razoável"? Às vezes, os hotéis eram autênticas espeluncas; às vezes, eram bons até demais. Uma vez, passamos a noite num dos melhores hotéis de Palmas, no Tocantins, e eu lamentei não ter conhecido a piscina, pois partiríamos bem cedo, no dia seguinte.

Obviamente, quem viaja de carro está sujeito a se perder pelas cidades desconhecidas. Mas, no caso da minha família, havia quem achasse isso o melhor da viagem. Quando perdíamos numa cidade, desencontrávamos um carro do outro, ou pegávamos uma rodovia errada, o meu avô se divertia, pois era uma oportunidade surpreendente de conhecer mais, de passear mais e de ter mais histórias para contar.

Com o passar dos anos, na medida em que os jovens iam crescendo, passou a ser inconcebível a idéia de vários adultos passarem dois ou até três dias num carro de passeio para uma longa viagem de 10 a 15 dias. Hoje, as viagens em comboios de família pelas rodovias brasileiras são apenas lembranças. Dificilmente, viajarei novamente com aqueles mesmos parentes e amigos. Mas guardo boas risadas das confusões, dos desencontros e do stress de cada viagem.

Quando voltávamos para casa, eu sempre lia o "Guia 4 Rodas" que o meu pai levava no carro. E vendo todas as possibilidades de destinos, eu me distraía da melancolia do fim de passeio. Pensava sempre que a melhor viagem ainda estaria por vir.

Um comentário:

Anônimo disse...

Estas histórias sobre férias são sempre muito divertidas. Ter família é muito bom!!

Postar um comentário