logo

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Qual a diferença entre ter filhos nos dias de hoje?

Hoje li de uma mãe que só teve um filho que como a violência é muito grande no nosso país ela não colocaria mais um filho no mundo. Para poder dar tudo a este que já tem.Só não entendi a razão: Neste caso não deveria ter filho nenhum, pois este que nasceu, também vai sofrer o problema da violência.

Será que temos um filho só para o nosso gosto? Para o nosso prazer?Será o filho um brinquedinho apenas? Cada um tem os filhos que decide ter, seja um ou mais, mas eu acho que as razões devem ser mais coerentes. Ter filho é muito bom... Mas cada um tem a quantidade que pode ou quer. O problema é ficar criando desculpas para justificar a escolha.Esta é uma decisão que precisa ser muito pensada. Não dá para desistir e devolver se não der conta.

Dizem que antigamente os filhos não costumavam questionar o que era dito pelos pais, estes últimos faziam o que achavam melhor, e, os filhos eram mais comportados e contidos. Hoje em dia, a liberdade está muito maior! Os filhos discutem, opinam, retrucam, muitas vezes ganham a discussão, argumentam e fazem os pais repensarem suas posições e conceitos em diversas ocasiões! O que com certeza dá muito mais trabalho, mas não é justificativa.

Na tentativa de sermos melhores pais, propiciamos aos nossos filhos mais escolhas; oferecemos a chance de serem ouvidos; respeitamos mais cada um, como cada um é. Esse mundo louco, nada tem a ver com o fato de termos ou não filhos! Quando amamos, buscamos constituir uma família. Filho é amor e esperança!

Os pais sempre têm muitas preocupações com os filhos, em qualquer século da existência! Acho que sempre vamos nos preocupar com os filhos, pois a maldade existiu sempre no mundo e sempre temeremos por eles...

As pessoas que dizem que não querem ter filhos por causa “dos dias de hoje”, não se deram conta de que a essência da preocupação de hoje é a mesma de ontem, só muda talvez o fato de poder se amplificar muito mais hoje, pelos meios de comunicação.

A esperança é o fator mais importante nesta decisão, sempre temos que tê-la para seguir em frente e acreditar que podemos criar seres humanos melhores que nós mesmos! Não podemos desacreditar na humanidade, só por causa de alguns seres maldosos; como disse Gandhi, “só porque tem gotas de óleo no mar, não significa que o oceano inteiro esteja sujo!”."Não existe hora nem mundo ideal..."

Se formos esperar um mundo ideal nunca vamos sair nem de casa. Nós fazemos o mundo. Estamos fazendo o mundo um pouco melhor, dando amor e um lar a um filho ou filha.
Quando se gera um filho não se consegue pensar no "mundo cruel" em que vivemos, mas sim em que "mundo lindo" nós vivemos.

Não dá para fechar os olhos e fingir que não existe violência, mas também não dá para deixar de ter esperanças num mundo melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário