logo

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Vamos fazer artesanato?


Eu aprendi a fazer crochê, tricô, bordar e também as noções básicas de costura, com minhas avós e minha mãe. Os trabalhos manuais sempre fizeram parte do nosso cotidiano e foi bastante natural ir aprendendo novas técnicas no decorrer do tempo.

Já passei pelos mais variados tipos de artesanato. Tanto que chegou o momento em que tive que dar um basta porque tinha tanto material aqui em casa, de tantas técnicas diferentes - e tudo tão bagunçado e tudo junto - que eu já nem dava conta de fazer mais nada novo: sabia um pouco de cada,  e não sabia fazer quase nada com perfeição.

Como precisei otimizar meu tempo e organizar a casa, decidi escolher algumas técnicas de artesanato e vender ou doar todo o restante de materiais que não iria mais utilizar. Acabei me decidindo pelos fios e tecidos (e voltei às origens!): tricô, crochê, bordados e costura.

Sempre foi muito natural, eu fazer esses trabalhos manuais, e tenho percebido que, atualmente, muitas mulheres têm mostrado interesse em aprender a fazer algum artesanato, mas dizem que nunca tiveram oportunidade ou que não tem “dom” para isso. Eu não acredito que exista essa história de “não ter dom”. Todos nós temos dom para alguma coisa, o que precisamos é descobrir qual é o nosso. São tantas as opções que existem, de técnicas e materiais, que é impossível não encontrar uma com a qual você se encante!

É muito bom escolher a peça que vamos fazer. Separar os materiais, trabalhar várias horas ou dias na confecção... Depois de pronto é quase impossível não olhar com aquele orgulho e dizer: eu que fiz!

Um fator que ajuda muito hoje é que, para qualquer coisa que você queira aprender, existe um tutorial na internet! Quando eu era criança, lembro-me da minha mãe pedindo toalhas e tapetes de crochê emprestados para: " tirar o modelo". Ela levava para casa e fazia uma peça igual, com linha fina, para ficar pequeno. Devolvia a peça para a pessoa e ficava com esse modelo para fazer as suas peças. Ela também emprestava os seus para as amigas com frequência. Hoje você abre uma página de crochê no Facebook ou pinterest e quase morre de vontade de querer fazer tudo. A maioria das peças, já tem fotos, gráficos ou passo-a-passo. E o que não souber fazer, é só procurar no Youtube, sempre tem um vídeo explicando tudo direitinho!

São inúmeras as opções, você pode se aventurar nas tintas, com pintura em quadros, latas, azulejos, madeira, vidros; pode escolher as esculturas e trabalhar com argila, biscuit; com as linhas, além de todos que já citei, também tem o feltro (que é bem fácil de trabalhar, porque não precise de acabamento, como é o caso do tecido), viés, meia de seda; no papel tem as técnicas de quilling, scrapbooking... E muito, muito mais!!

E ai?, Vamos começar??

Um comentário:

Pat disse...

Que lindo trabalho! Parabéns!
Bjo, Pat

Postar um comentário