logo

domingo, 23 de novembro de 2014

Um pai especial

Hoje preciso falar de um pai que sempre soube honrar o nome que recebeu: pai.  Sabem aquele homem que se casou, e teve a graça de ter 9 filhos ao longo de seus 40 anos de casado, com a mesma mulher?  Pois é, de um pai assim que estou falando.  Mas o que o torna especial é o fato de ter-se doado por inteiro à família.

Esse homem, exemplo de honestidade, de paciência, de justiça, de fortaleza, e de muitas e muitas outras virtudes, tem uma fé inabalável. Constante e fiel a Deus, em todos os instantes de sua vida.  A fé é o seu baluarte.

Esse pai tem nome, e faz aniversario hoje: são 72 anos muito bem vividos, de lutas, trabalho, muita dedicação em tudo o que faz, e, acima de tudo, um marido amoroso e um pai dedicado e "babão" de cada um de seus filhos.

O melhor presente que podemos dar hoje é estar junto dele, e permitir ao mundo virtual conhecer um pouco desse homem que pode servir de exemplo a muitos outros pais. Ele não gosta de existir no cyberespaço, não gosta de ser o centro das atenções, mas é o exemplo que muitos homens deveriam ter.
Os filhos colecionam frases suas, que através de brincadeiras ele vai gravando em suas mentes, como: “cada filho vem com um pão embaixo do braço" - pra justificar as melhorias que tivemos na vida com a chegada dos filhos - ou: "não sou inválido" (adora dizer isso quando alguém em casa o quer poupar de tarefas pesadas), ou, ainda: “não adianta sonhar com prêmio de loteria, o dinheiro tem que ser ganho com o suor do nosso trabalho". Ah! Como tem frases marcantes! Os filhos adoram relembrar suas falas chavões que os foram educando ao longo dos anos. 

Ele é da política de que educar é algo comandado pela mãe, mas nunca se absteve das conversas, longas, com cada um , quando via algum desvio, ou possível erro futuro.

Tanto é o seu carinho e amor pelos filhos que criou um personagem, o "moleza", para as histórias que contava à noite a pedido das crianças. Mesmo cansado do trabalho árduo do dia ele criou várias histórias deste cavalo maluco que servia a rainha da Inglaterra. As crianças vibravam, pediam novas façanhas com o animal e ele ia inventando, “o Moleza no Maracanã”, “o Moleza no Palácio de Buckingham”, “o Moleza no Egito, e por aí afora. Creio que continuará contando essas histórias aos netos que virão.

Sempre deu carinho e atenção aos filhos, dando formação humana, e também era ele quem introduzia o catecismo às crianças. Desde bem pequenos, iam recebendo o conteúdo da doutrina católica, de forma tão clara que todos logo aprendiam. Ainda hoje, com todos os filhos já grandes, não teme ser repetitivo, conversa muito, quando repara algum se distanciando da fé ou indo por um caminho que os afasta de Deus.

Esse pai conseguiu ser um ótimo marido, fiel, amoroso e dedicado, que até hoje consegue achar beleza na esposa e a trata como uma princesa. Quem não gostaria de ter um marido assim?

São 72 anos muito bem vividos, dos quais 40 junto de mim. Muitos diriam que é conversa de dia de aniversário, só palavras, mas todos os conhecidos que lerem o texto poderão confirmar que é a pura verdade, e que eu ainda omiti muitas coisas boas a seu respeito. Afinal, em 72 anos, consegue-se acumular milhares de histórias interessantes a se contar.

A nossa homenagem a ele hoje é trazê-lo a este mundo virtual , para que muitos outros pais o conheçam e aprendam com ele a graça de ser um pai.

Quem quiser pode ler aqui algo sobre as histórias do Moleza:

7 comentários:

Alex Camillo disse...

Realmente o Pepe é uma pessoa incrível, um grande contador de histórias, um grande amigo, que sem fazer muito esforço, faz as pessoas ao seu redor se sentirem bem! Que Deus cubra você e sua família de bençãos!

Unknown disse...

Nossa Liana! Vc foi muito feliz em descrever o Pepe, mas como vc bem disse, ele é muito mais q tudo isso! É um homem de fibra como poucos! É uma honra e um privilégio para todos nós q podemos conviver com esse cara espetacular e aprender com ele como sermos fiéis à Igreja e ao Nosso Senhor! Deus seja louvado pelo dom da vida desse homem de Deus, desse verdadeiro pai e marido q está fazendo escola não é Alex? Outro aniversariante de hj q é como Pepe, um pai maravilhoso!

Pat disse...

Parabéns a você tb. Liana, "mulher forte" descrita na Bíblia! Os filhos todos devem a maior gratidão e amor possíveis a esse PAI MARAVILHOSO e COERENTE.
Meu grande abraço a todos vocês, MODELO PARA AS FAMÍLIAS!
Pat

Cynthya.Mello disse...

Só posso dizer uma coisa:
Me emocionou muito...
Lindo texto!!!

Liana Clara disse...

Amigos, muito obrigada por todo o carinho conosco. Passamos o dia fazendo mimos para esse paizão.
Alex Parabéns a você também pelo aniversário, com certeza você é outro pai de se tirar o chapéu!
Aqui em casa hoje teve até filme de produção dos filhos e filhas que ficou sensacional. O pai babão ficou todo derretido.

Maria Teresa Serman disse...

Liana, suas palavras traduzem, ao mesmo tempo, as sensíveis virtudes do seu marido e pai dos seus filhos, permeadas pelo amor que os une. Deus os guarde sempre e muito, a cada dia mais! Vocês são um exemplo, e ele, particularmente, uma força de fé para mim. Beijo carinhoso!

Liana Clara disse...

Obrigada Tetê. Ele de fato é um grande exemplo para nós, e você pode imaginar o quanto ficou emocionado com todas essas demonstrações de carinho que recebeu no dia do seu aniversário.

Postar um comentário