logo

sábado, 22 de novembro de 2014

Indicação de livros de Natal


No ano passado, eu quis criar um “clima” de Natal aqui em casa, com mais lendas e histórias, além de fortalecer nos meninos a crença na fantasia que envolve o Natal. Descobri em minhas pesquisas que J. R. R. Tolkien favorecia a eles acreditar no Papai Noel, e era exatamente isso que eu estava buscando. Isso me incentivou ainda mais a procurar sobre as lendas que envolvem o Natal, e fiquei encantada com tudo o que descobri. Mesmo não fazendo parte diretamente da nossa cultura, decidi contar para os meninos algumas dessas lendas e, para isso, utilizei três livros:

Cartas do Papai Noel – J. R. R. Tolkien




Durante anos Tolkien escreveu para seus filhos em nome do Papai Noel e também fez desenhos em que Papai Noel mostra às crianças como é sua casa, a paisagem onde mora, o Urso Polar (que participa de várias histórias), os duendes e mais. O livro é lindíssimo e pode ser uma inspiração para respondermos às crianças sobre o Papai Noel ou contarmos suas histórias.



A véspera de Natal – Clement Clarke Moore

 


Esse livro é um poema e tem ilustrações belíssimas. Quando vi que a tradução brasileira foi feita por Tatiana Belinky comprei imediatamente. Lemos para eles na véspera do Natal.





Nicolau São Norte e a batalha contra o rei dos pesadelos – William Joyce e Laura Geringer



Esse livro é uma adaptação da lenda de Papai Noel, que em alguns países também é chamado de São Nicolau ou Norte. É o primeiro livro de uma série sobre a história dos Guardiões e conta como Nicolau se tornou símbolo do Natal.



Encontrei a indicação desses livros no blog da Luciana Lachance:

Um comentário:

Pat disse...

Dá vontade da gente tb. ler todas essas lindas estórias para crianças!
Abraço,
Pat

Postar um comentário