logo

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Histórias do cotidiano de uma família numerosa

Mais um pra dividir
Fiquei estática ao ouvir nosso filho de 10 anos dizer:

- Mãe, você esta esperando outro? Droga! Mais um pra dividir! Ele se referia a chegada do nosso 5º filho ou filha, ainda não sabíamos.

Na hora fiquei zangada, disse muitas coisas, coloquei um peso enorme sobre ele. Com todas as letras o acusei de egoísta. Como me arrependi depois!

Mais tarde, sozinha, comecei a pensar no assunto e vi o quanto a minha própria insegurança teria sido captada por este filho. Ele nada mais fez do que repetir o que os outros, amigos, professores, pais de amigos, falavam quando sabiam que ele já tinha mais 3 irmãos. Imagine então quando soubessem que sua mãe esperava o 5º filho!

Toda esta aflição eu também estava guardando, pressionada pelas pessoas “ de bem” as quais não poupavam observações jocosas, grotescas e infelizes, com o intuito de ridicularizar uma coisa tão normal, parecia que por minha causa o mundo estava com uma super população.

O filho, muito inteligente e sensível, com 10 anos, captou rapidamente o quanto seria tolice guardar estas angústias, estes sentimentos de medo e impotência diante do óbvio, do real. E logo após o nascimento da irmã, uma linda menina, tornou-se seu guardião, tomava conta, brincava, fazia carinho e até a levava como escudo a lugares do nosso casarão, onde tinha medo de ir sozinho.

Recebi uma grande lição, como sempre os filhos nos ensinando. Mostrou que no nosso coração não podemos guardar sentimentos mesquinhos por mais do que o tempo de um desabafo.

A criatura que viria pra dividir, tornou-se um agente multiplicador, criou vínculos de amizade, participou das melhorias na família. Nunca foi preciso dividir, o carinho, as atenções, o dinheiro, tudo era como sempre de todos e para todos.

13 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom! Devia ser publicado nos jornais;afinal como ja dizia Ghandi:rico não é o que mais tem ,mas o que menos precisa,por comparação direi que seus filhos,são ricos, riquíssimos e vc. deve saber porque.

Liana Clara disse...

Com certeza Anônimo, eles são riquíssimos da Graça de Deus.

Anônimo disse...

Tenho 32 anos, não tenho filhos e sou vasectomizado. Minha mulher também não quer crianças.

Somos muito felizes assim!

Liana Clara disse...

Olá Anonimo, seja bem vindo ao Blog dos Negócios de Familia. Somos um grupo de casais com filhos que fazemos um bom trabalho com as famílias.
Li seu depoimento, se são feliz ótimo. Acredito que a felicidade é algo que se constrói ao longo dos anos, não é algo estático.
Nós nos dedicamos ao trabalho com famílias de pais e filhos. Que buscam a felicidade a cada dia, com uma certeza de um céu maravilhoso.
Ontem eu ouvi algo muito interessante:
Uma senhora fazia seus 80 anos e ela dizia que o dia mais feliz dela era sempre quando tinha sua família toda reunida, teve 9 filhos. E realmente a família era linda: genros, noras, filhos e filhas, 19 netos e 3 bisnetos.
E a senhora era radiante, viçosa e nem aparentava seus 80 anos.
E disseram a ela: Esta sua felicidade aqui é uma pequena antecipação do que terá no céu um dia.
Eu posso dizer que ter filhos vale a pena, pois já passei por esta experiência e passaria tudo de novo se fosse preciso.

Anônimo disse...

Liana,

Obrigado pelas palavras!

Talvez por eu ser ATEU não veja nada poético em ter filhos.

Abraços!

Liana Clara disse...

Caro anônimo, pode colocar seu nome onde diz: URL, assim poderemos conversar melhor, caso seja o seu intento.
Vejo que estamos incomodando um pouco, não sei bem o porquê. Já é a terceira vez que escreve o mesmo comentário, seria uma forma de se afirmar mais nesta sua idéia de vasectomizado, irreversível?
Com 32 anos você é muito jovem para uma atitude tão definitiva, e penso que isto esta perturbando sua consciência.
Conheço ateus que têm filhos e conseguem ser felizes.
Boa visita ao nosso blog.
Já sei que você é do Rio de Janeiro, cidade. Vamos as olimpíadas!

Liana Clara disse...

Olá Anonimo, pena que será seu último post, com certeza teríamos muito o que conversar. Mas realmente seria penoso, agora, você mudar de opinião.
Não sei se você sabe que a vasectomia é irreversível, mesmo que alguns médicos afirmem o contrário. O organismo cria anti-corpos e mesmo que faça a reversão, o organismo não reconhece mais como sendo esperematozoides e sim como corpos estranhos e eles já saem mortos.
Não houve nenhum incomodo, pode nos visitar sempre que quiser.
Aqui só não permitimos agressões.
Abraços a sua família, sim porque marido e mulher é uma família. Espero que o amor de vocês dure até que estejam velhinhos.

Maria Teresa Serman disse...

Filhos são inesgotáveis fontes de alegria e a salvação na velhice. Tenho cinco e, como filha única, sinto o doce peso de decidir sobre os cuidados de minha mãe. Se não fosse a ajuda incansável de meus filhos e marido, não poderia dar conta. Imagino o que seja uma vida sem filhos, voltada para si mesmo. O mundo seria muito escasso, pequeno.

João Felipe disse...

Anônimo, ainda bem que nem todos no planeta amam a vasectomia, pois seria o fim - literal! - da humanidade. :P

Liana Clara disse...

Por favor não vou aceitar grosserias mais nenhuma.
Já foi dito tudo sobre o assunto e a partir deste momento o blog estará sob mediação.
Agradeço as postantes que tenham mais compostura com o que escrevem, este blog é lido por famílias que se importam com as suas próprias famílias!

Maria Teresa Serman disse...

Geralmente entendemos o que queremos entender, não o que foi dito. Para mim o assunto já está esgotado. Por que a necessidade de convencer sobre os incontáveis benefícios da vasectomia? Parece que quer convencer a si mesmo. Sugiro que a discussão se encerre e se mude o tópico.Fui!

Dafny disse...

Venho comentar que estou a espera do meu quinto bb também, mas sempre educamos nossos filhos falando nos beneficios de ter uma familia numerosa e sempre aponto pra eles os pontos bons, eles são muito felizes e não ficam constrangidos com a nossa posição, na verdade ainda são pequenos, mas mesmo assim quando alguém vê somente os 3 mais velhos (que estão em idade escolar) e perguntam: nossa vcs são em 3 irmãos? logo um deles já responde: não tem mais um em casa e mamãe está grávida, com alegria e empolgação, pois sempre tentamos passar a máxima segurança pra eles de que essa é a nossa melhor opção. tanto é que se vc perguntar pra qualquer um deles quantos filhos vai ter. o que fala que vai ter menos fala que vai ter 5. Eles são maravilhosos, sem eles eu não teria forças pra viver. por eles eu luto diariamente para ser uma pessoa melhor e pra criar bons homens pra esse mundo cheio de ratos... Um abraço

Liana Clara disse...

Olá Dafny, parabéns pelo seu 5º filho. Seja bem vinda ao nosso Blog.
Um filho sempre é bem vindo e é uma melhora para todos em casa. Só quem os tem é que sabe o quanto é bom.
Um abraço e visite-nos sempre.

Postar um comentário