logo

segunda-feira, 20 de junho de 2016

Colocando ordem com as crianças

Que mãe que não está sempre atribulada e tendo que se desdobrar com seus filhos? Que tal dividir as tarefas do lar com as crianças? Eles aprendem brincando e ajudam ao mesmo tempo.

É muito simples: partimos do princípio de que se são capazes de aprender tal coisa, estão imediatamente prontos para executá-la sempre. Quando a criança consegue executar um pedido como: pegue água na geladeira, ela poderá sempre buscar sua própria água, ou até mesmo pegá-la para um irmão menor.

Conforme os filhos vão crescendo, podem ir aprendendo pequenas tarefas que serão de grande auxílio para as mães. Guardar meias e cuecas nas gavetas, brinquedos no cesto, roupas sujas na área de serviço. 

Como meu pai gostava de repetir para nós quando éramos pequenas: “cada coisa em seu lugar, poupa tempo e muito falar”, isso pode ser uma brincadeira entre as crianças,  ver quem recolhe mais brinquedos, ou ver quem consegue guardar mais roupas na gaveta certa. Tudo isso estimula a ordem e a colaboração dos nossos filhos com as tarefas, e ainda ajuda a responsabilizá-los por seus pertences e pela arrumação do ambiente onde vivem. 

Podemos ter certeza de que com o passar do tempo, eles gostarão de viver sempre em ambientes limpos e arrumados. Sentirão também que são tão donos da casa quanto seus pais, e farão o possível para que tudo fique organizado. 

Para nós mães e pais, parece que passamos a vida repetindo a mesma ladainha, mas o tempo mostrará que valeu a pena essa insistência.

Pra completar, e refletirmos um pouco, diante de toda essa modernidade em que vivemos, segue um ditado que minha sogra adorava usar: " trabalho de criança é pouco, mas quem não aproveita é louco".

2 comentários:

Patricia Carol disse...

Adorei ver também as "ideias" com ilustrações! É bem fácil mesmo organizar a bagunça sabendo onde é o lugar certo pra cada coisa. Funciona tb. pra adultos menos organizados(desde a infância) que largam coisas pelo caminho...inacreditável, mas a dica de onde jogar lixo reciclável, roupas sujas no cesto em vez de deixado na cadeira quando chegamos cansados à noite, etc...AJUDA E MUITO a poupar o serviço dos outros!
Abraço, Patricia C.

Liana Clara disse...

Patricia suas dicas foram muito boas.O lixo numa casa é de assustar. Se cada um aprender desde cedo a reciclar lixo e separar, vamos ter um país bem mais limpo e econômico.Bjs

Postar um comentário