logo

segunda-feira, 30 de maio de 2016

Cinto de segurança - um dever de todos

Já foi o tempo em que o cinto de segurança era uma peça decorativa em carros de luxo. Ainda vemos muitos, da antiga, contar vantagens dizendo que era do tempo em que as crianças andavam no bagageiro do Fusca, lindos leves e soltos. Os que sofreram acidentes por falta de cinto, não sobreviveram pra contar o quando lamentaram a falta. 

Hoje, parece que se peca pelo excesso de cuidado, exigindo-se o uso de cintos de segurança, cadeirinhas especiais para cada faixa etária das crianças, proibição de crianças no banco da frente, porém muitas dessas regras foram criadas após verificarem tantos acidentes que poderiam ter salvado muitas pessoas, caso usassem esses itens de segurança. 

Confesso que sou do tempo em que criança viajava no banco da frente, colocávamos vários no bagageiro dos carros grandes, num carro de cinco lugares sempre cabiam uns sete. Todos iam felizes e contentes; e claro com os anjos da guarda protegendo, e nos livrando de acidentes graves. 

Muitas pessoas acham que podem soltar os cintos quando já estão perto de casa.  Ou colocá-lo quando já estão a caminho, pelas ruas.  Assim fez meu marido há alguns dias atrás. Infelizmente os pedais se confundiram, e nada do carro parar. Desceu a rampa do sítio completamente solto. Foi de encontro ao portão, sem contar que tinha gente pelo caminho. 

Bom, aconteceu um milagre e, mesmo com o carro se espatifando contra o muro, ele saiu só com leves escoriações e fortes dores no peito, causado pelo impacto do volante contra ele. Esse foi um dos poucos casos onde não houve vítimas, graças a Deus. Caso ele estivesse com o cinto não teria sofrido tanto com o volante. 

São pequenos cuidados que precisamos ter ao dirigir nossos veículos que só nos trarão benefícios. Vamos conscientizar nossos filhos, com certeza eles nos policiarão e nos cobrarão atitudes condizentes com o que ensinamos. Então é importante que usemos todos os equipamentos, e dirijamos com bastante atenção e cuidado redobrado. 

Apesar de não ser proibido, (pelo que eu saiba), andar com crianças na garupa de moto é uma grande temeridade. Toda segurança deles está nos seus pequenos bracinhos ao entorno do condutor. Vamos pensar melhor antes de levá-los numa motocicleta.

2 comentários:

Patricia Carol disse...

É mesmo assustador o número de acidentes que poderiam ser evitados, mesmo usando cinto de segurança no carro. Não sei se todos os carros são obrigados a ter um airbag, mas tenho minhas dúvidas quanto à utilidade. Penso no caso em que a pessoa queira sair e fique "amarrada"e presa com o aibag mais o cinto.

Lembro que minha mãe outro dia quis arrancar o "colete de segurança" de cadeirante, como os dos policiais, que cobrem a frente e amarram nas costas. Nas cadeiras de roda são essenciais pra evitar tropeços nas calçadas, e na subida e descida de escadas nos prédios pra nenhum idoso cair de cara no chão. Minha mãe dizia que NÃO USA ARREIOS QUE SÃO SÓ PRA ANIMAIS! Daí, para segurar a barra da acompanhante, eu disse que QUEM NÃO USA CINTO DE SEGURANÇA, ALÉM DE SE COLOCAR EM RISCO, PREJUDICA A TERCEIROS SE FOR LANÇADA SOBRE ALGUÉM MAIS FRÁGIL, COMO OUTROS IDOSOS OU CARRINHOS COM BEBÊS, E ATÉ, COM CACHORRINHOS NA COLEIRA(só exagerei bem pra assustá-la!).Pra completar a "chantagem" ainda disse que as MULTAS SÃO ALTAS QUANDO O GUARDA PRENDE ALGUM MOTORISTA OU PASSAGEIRO SEM USAR CINTO NO TRÂNSITO. Não foi mentira minha, mas ELA NÃO PERGUNTOU SE TERIA MULTA tb. pro IDOSO que não quisesse usar...kkk ela pensou um pouquinho...então, eu deixei ela pensando nisso...e em seguida ela aceitou e até ajudou a acompanhante a se afivelar na cadeira pra passear na praça! VALEU A MINHA BOM INTENÇÃO, que só me omiti...e não menti, né?

Liana Clara disse...

Pat, todo carinho com sua mãe é pouco! Ela é um doce de pessoa.
Nunca precisei do airbag, mas imagino que seja bem útil e importante num acidente. O cinto de segurança é um equipamento indispensável, mesmo sendo um pouco incomodo, no pescoço das mais baixinhas.rsrsrs
Abraços!!

Postar um comentário