logo

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Caramba! Parece que fiz tudo errado com os filhos!

Com tantas novidades que ouço sobre alimentação dos bebês, cheguei à conclusão de que fiz tudo errado com meus filhos. Eles sobreviveram a mim, e ao pediatra que me orientou. 

Assim que passaram para alimentação mista, comeram sopa liquidificada, banana com mel e biscoitos maisena. Nos lanches dos pequeninos sempre utilizei o mel. Graças a Deus nunca tiveram botulismo. Fui uma felizarda, e com certeza milhares de outras mães também o foram, porque também utilizaram esse vilão dos tempos atuais. 

 Desde meu filho mais velho que hoje tem 40 anos a mais nova que está com quinze, todos tiveram o mesmo tipo de alimentação. Fui mesmo muito imprudente! Desculpem o sarcasmo mas penso que existe um exagero na nova pedagogia alimentar. Perdoem-me as nutricionistas, as mães naturalistas. Eu sou apenas mãe. Sempre fui mãe. Mãe de 9 filhos. Nove cobaias nas minhas mãos ignorantes. Todos sem exceção tem saúde ótima, não sofreram consequências dramáticas pelo fato de terem ingerido o perigoso mel de abelhas, o açúcar refinado, o biscoito, a geleia de mocotó, a sopa triturada, isso tudo antes dos dois anos de idade. 

 Sempre cuidei para que tivessem uma alimentação sadia, tudo fresco: sopinha com três vegetais diferentes, carne, de preferencia músculo; caldo de feijão preto, massinha, ou arroz. Frutas variadas, gelatina ou geleia de mocotó para sobremesa. Sucos de frutas feitos na hora.

 Eles tiveram horário para alimentação, desde pequenos entravam num ritmo para que eu pudesse fazer as tarefas da casa, e os cuidados com eles. Nunca reinaram em casa, foram súditos, onde o pai e eu reinamos com uma certa democracia.  Funcionou bem, já posso dizer isso, visto o progresso na vida de cada um.  Hoje respeitam o próximo, sabem gerências suas vidas, e provavelmente sobreviveriam perdidos numa ilha deserta. 

 Concluo então que o método antigo,  de alimentar e de educar, não foi o mal maior da geração que agora quer fazer tudo diferente. Torço para que esse radicalismo todo encontre um bom equilíbrio para que a futura geração não cresça paranóica e sem sabor.

2 comentários:

Patricia disse...

FORMIDÁVEL! MANDA VER! É ISSO AÍIIIIIIIIIIIIIIIIIIII!
Adorei o "apoio moral"

Liana Clara disse...

Oi Patricia, esse foi um desabafo, por ouvir tantas e tantas coisas a respeito dos "erros" que nós mães cometemos no passado.
Acho que você também deve tê-los cometido!! ahahhahahaha
Beijos

Postar um comentário