logo

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Amar os filhos amando

Pai e mãe são os primeiros e indispensáveis educadores de seus filhos. Sua missão não é fácil. Ela é cheia de contrastes aparentemente irreconciliáveis: eles têm de saber para entender, mas também exigem; respeitar a liberdade dos filhos, mas também orientá-los e corrigi-los; apoiar o seu trabalho, mas sem substituir ou poupar o esforço de formação, e a satisfação que traz realizar.

Por isso, os pais têm de ensinar-se a ser, antes de tudo. Precisam aprender para poder ensinar. Em nenhum trabalho, o treinamento começa quando o candidato está em destaque, e tem entre suas mãos alta responsabilidade. Por que no "negócio de pais" deve ser de outra forma?

Em qualquer caso, aprender que esse "negócio" não se obtém com um conjunto de prescrições ou soluções já dadas, e imediatamente aplicáveis a problemas que possam surgir. Estas receitas não existem. Há princípios ou fundamentos da educação, que podemos adquirir para nos iluminar em muitas situações diferentes. Podemos pensar em três pontos que podem nos ajudar muito nessa formação:

1) A primeira coisa que os pais precisam educar é um verdadeiro e real amor a seus filhos.
G. Courtois escreve em “A arte de criar meninos hoje”,que a educação requer "um pouco de ciência e experiência, bom senso e, acima de tudo, muito amor." Em outras palavras, devemos dominar alguns princípios pedagógicos e agir com bom senso.

Cada criança é um caso, absolutamente único, diferente de todos os outros, e nenhum manual pode explicar que "caso" particular é o nosso filho ou filha. Temos de aprender a conhecer os diversos temperamentos existentes, sabermos sobre as idades, e as circunstâncias em que as crianças estão. Aí então agir, com o amor genuíno que nos permite conhecê-los a fundo.

Na verdade, será o amor que ensina os pais a encontrar o momento certo para falar, e ficar em silêncio; o tempo para brincar com as crianças e se preocupar com seus problemas sem submetê-los a interrogatório e respeitar sua necessidade de estar sozinho; as ocasiões em que devemos "explodir", e as de "não tomar conhecimento”. Os pais são insubstituíveis nesta educação dos filhos.

2) Outra coisa que a criança precisa para ser educada é que seus pais se queira muito. Amem-se de verdade. O amor entre os cônjuges é muito mais valioso para seus filhos do que: jogos, roupas de marca, férias à beira-mar, entretenimento, etc.

A afeição mútua dos pais é o que levou as crianças a virem ao mundo. Essa mesma afeição mútua deve completar a tarefa iniciada, ajudando o alcance da plenitude da criança a felicidade a qual foi chamada. A educação dos filhos tem de ser conduzida por esse mesmo  amor dos pais que os levaram a tê-lo.

3) Como vimos, o princípio radical da educação é que os pais queiram um ao outro e, como resultado deste amor, realmente queiram seus filhos; o objetivo dessa educação é que as crianças, por sua vez, aprendam a amar, para amar. A educação é amor, e o amor é ensinar o amor.

Toda a tarefa educativa dos pais deve ser para aumentar a capacidade de amar de cada filho, e evitar que ele se torna mais egoísta, mais fechado. Só assim eles vão contribuir de forma eficaz para fazê-los felizes, porque a felicidade, e isso só é conseguido amando mais, ultrapassando as fronteiras do nosso próprio coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário