logo

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Cozinha prática: preparar alimentos em quantidades maiores


Seguem umas dicas de preparo de alimentos:

Carne: A carne assada é uma das minhas favoritas! Sempre asso no saquinho, porque além de ser super fácil de fazer, não tem como errar: a carne sempre fica macia e saborosa. Sério mesmo, se você não souber fazer absolutamente nada na cozinha, a carne assada no saquinho vai ser a sua libertação! O melhor é que carne assada tem todo aquele clima de festa e comida requintada, você arrasa e não perde mais que dez ou quinze minutos para preparar; depois, é só deixar assando. Como demora bastante para assar, eu faço no mínimo um quilo e meio, que serve para umas quatro refeições. O segredo de assar a carne assim é usar o fogo bem baixo. Eu deixo por uma a duas horas na temperatura mínima do forno, depois coloco de 30 a 60 minutos em uma temperatura mais forte. Se ainda tiver muito caldo, faço uma abertura grande, tirando toda a parte de cima do saquinho (tente deixar o máximo de líquido dentro do saquinho para não sujar a assadeira!) e deixo até secar, essa parte é mais rápida. Eu uso o Assarápido, da Wyda. Para servir, pode ser apenas fatiada no primeiro dia. Depois, para variar, você pode cortar em tiras, fritar cebola em pedaços grandes e colocar a carne para pegar sabor. Gosto bastante de fatiar bem fino e fazer lanche com a carne fria, fica uma delícia!!

Grãos: sempre que preparo grãos, faço em grandes quantidades e congelo. O feijão, para facilitar seu uso depois: cozinho, tempero tudo e congelo nas porções que uso para duas refeições. Se temperar na hora fica mais gostoso, mas eu prefiro garantir o mínimo de trabalho para o momento de preparar a refeição, então acabo por perder um pouco no sabor. Grão de bico e lentilha preparo como ensopados, com legumes e linguiça. Também separo em porções e congelo. A vantagem é que já são refeições bem completas, em dia de pressa, ter um deles preparado ajuda muito, porque arroz e salada já servem de acompanhamento.

Arroz: hoje eu uso a máquina de arroz e dou preferência para o integral ou parboilizado. Porém, se você gosta do arroz branco, que é sempre mais gostoso se feito na hora; uma dica excelente é ter o arroz refogado na geladeira. Você frita o tempero - eu prefiro só alho - e refoga todo o arroz que será usado na semana, mexe um pouco e apaga o fogo. Pode ou não colocar o sal, eu prefiro colocar na hora, porque tem menos chance de errar a medida (temperar um monte é mais difícil!). Espera esfriar, coloca em uma vasilha e guarda na geladeira. Na hora de preparar, pegue a porção para o dia, coloque na panela com água e pronto! Pode parecer pouco, mas só de não precisar cortar o tempero, fritar já ajuda bastante! Se for usar o arroz branco na panela de arroz essa dica é muito boa também, porque fica mais gostoso se refogar antes (o arroz integral e o parboilizado eu não refogo o tempero quando preparo na máquina de arroz, mas o branco perde muito em sabor se for feito assim), esse arroz já refogado também pode ser congelado em pequenas porções, que serão retiradas do freezer no momento do preparo.

Saladas de legumes cozidos: gosto bastante de cozinhar legumes, temperar com sal, azeite e cebolinha e servir como salada. Costumo utilizar: mandioquinha, cenoura, vagem, batata doce, beterraba, chuchu. Cozinho bastante, para durar dois ou três dias. Sirvo uma ou duas vezes com esse tempero, quando resta apenas uma porção, acrescento maionese, ovo cozido, tomate cortado em cubos etc.

Vamos usar a imaginação e ver quais alimentos mais podemos preparar antecipadamente, para facilitar nossas vidas de rainhas do lar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário