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quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

A importância do brincar


Quando dizemos que nossos filhos estão brincando, pensamos que eles fazem isso por pura diversão. Brincar para nós tem exclusivamente o sentido de diversão. Porém, a brincadeira para criança é muito mais do que isso: brincar é coisa séria!

Uma boa maneira de contribuir para o desenvolvimento da criança é não induzir suas brincadeiras. Podemos dar opções de brinquedos, de histórias e também mudar o rumo da brincadeira quando percebemos que eles começam a ficar entediadas, porém, é importante tomar o cuidado de não conduzir a brincadeira da maneira que nós queremos ou pensamos ser melhor.

Um bom exemplo é quando a criança pega um brinquedo novo. O que mais vejo os adultos fazerem é dizer: “olha, aperta aqui pra ver o que acontece”. Naquela ânsia de “ensinar” para a criança como se brinca, o que fazemos é tirar dela a satisfação de descobrir por si só como o brinquedo funciona! Nós não temos uma grande satisfação quando resolvemos uma situação problemática? Aquele vidro que não queria abrir, um parafuso que não queria soltar, uma conta de desafio de matemática na revista de palavras cruzadas etc. Nós também temos essa satisfação quando conseguimos cumprir uma tarefa que nos foi determinada. Porém, quando dizemos à criança: “aperta aqui que solta bola, puxa que você vai ver o que acontece”, tiramos uma parte do elemento surpresa, conduzimos a criança a brincar com o brinquedo por causa daquele botão que solta bola e a privamos de descobrir, por si mesma, a “solução” daquele brinquedo. Não lhe apresentamos um desafio, mas uma solução. Imagine a satisfação que a criança sentirá quando, enquanto explora o brinquedo, descobrir que o brinquedo solta uma bola quando ela aperta um botão!

Para evitar isso precisamos olhar para a criança com um olhar diferente: ela não está apenas brincando, para ela, explorar um brinquedo é como descobrir um mundo novo. A nossa atitude deve ser deixar que ela explore aquilo a seu modo, sem intervir, a menos que ela comece a se sentir frustrada por não conseguir tirar do brinquedo aquilo que ela quer. Por exemplo, quando minha prima era pequena ela pegou uma miniatura de lata de lixo. Assim como as latas de lixo, aquela possuía um pedal que ao apertar, abria a tampa. Ela pegou o brinquedo e logo já veio alguém para mostrar como é que fazia para abrir, pois ela estava tentando e não conseguia. Pedi que tivéssemos um pouco de paciência e esperássemos para ver como ela ia lidar com isso. Incentivei que ela continuasse tentando e pouco tempo depois ela conseguiu abrir, apertando o pedal que ficava embaixo. A primeira atitude dela foi olhar para nós com uma satisfação tão grande que parecia ter conseguido a medalha de ouro de 100m rasos!

Dessa forma, ao entregar um brinquedo a uma criança, não se preocupe em ensiná-la a brincar! Deixe que ela explore o brinquedo a seu modo, cedo ou tarde ela vai descobrir que ao apertar o botão o brinquedo solta bola, então, além de tudo o que ela já havia descoberto ali (que só ela mesma vai saber o que é!!), ela ainda vai ter mais uma surpresa quando descobrir por si só, que ele pode fazer mais por ela!

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