logo

sábado, 15 de fevereiro de 2014

O carnaval e sua história

Com a proximidade do carnaval, as crianças começam a nos perguntar sobre essa festa e esse feriado, cada vez mais longo, em nosso país.

É bom conhecermos um pouco da história, para sabermos explicar, e também para tirarmos o melhor dessas comemorações.

A origem do carnaval é algo ainda indefinido. Por vários anos, grandes historiadores tentaram encontrar sua origem, dentro e fora do Brasil. Alguns relacionam o começo das festas carnavalescas com os cultos feitos pelos antigos para louvar uma boa colheita agrária, já outros historiadores dizem que seu início teria acontecido mais tarde, no Egito, com danças, festas e pessoas mascaradas.

Segundo relata o estudioso, pesquisador e, acima de tudo, apaixonado pelo carnaval, Hiram Araújo em seu livro “Carnaval”, a origem das festas carnavalescas não tem como ser precisamente estabelecida, talvez possa ser ligada aos cultos agrários, às festas egípcias e, mais tarde ao culto a Dionísio, ritual que acontecia na Grécia, entre os anos 605 e 527 a.C.

O que é certo é que a dança, os festejos, os cânticos e a celebração, sempre estiveram presentes na vida e na evolução dos homens e das sociedades.

Assim como a origem do carnaval, as raízes do termo também têm se constituído em objeto de discussão. Para uns, o vocábulo advém da expressão latina "carrum novalis" (carro naval), uma espécie de carro alegórico em forma de barco, com o qual os romanos inauguravam suas comemorações.

Para outros, a palavra seria derivada da expressão do latim "carnem levare", modificada depois para "carne, vale !" (adeus, carne!), palavra originada entre os séculos XI e XII que designava a quarta-feira de cinzas e anunciava a supressão da carne devido à Quaresma.

No Brasil a origem do carnaval não é menos controversa. Alguns baseiam-se na festa feita pelo povo para receber a Família Real no Brasil como o marco zero do carnaval, outros já citam o aparecimento dos primeiros cordões, no início dos anos 20, como o surgimento do que mais se aproxima do carnaval de hoje.

A popularização do carnaval no Brasil acontece mesmo com o surgimento das marchinhas, com destaque para a primeira composição feita especialmente para o carnaval, “Abre Alas” de Chiquinha Gonzaga, feita sobre encomenda para o cordão “Rosas de Ouro”, em 1899.

Em 1917 surge o samba, um novo gênero musical, nascido nas festas das tias baianas, com um ritmo que mistura o lundu, o frevo e a polca e que se tornou a identidade do povo brasileiro. Foi ao som do samba que o carnaval se consagrou com a festa mais brasileira das festas, marcando a identidade do país.


Hoje, o carnaval é uma festa popular e uma grande fonte de renda para o país, com seu enorme turismo. Ainda conseguimos, em poucos lugares, ter uma festa alegre, divertida e sadia. Porém, na maior parte dos lugares deste Brasil, temos um carnaval que mais parece a festa da carne exposta. Nada própria para nossas crianças em formação.

2 comentários:

Regiane disse...

O pior é que não tendo mais o que expor começa a TV a mostrar coisas absurdas como se fossem normais. Alguma de vocês já teve filha perguntando se é normal ser lésbica?

Liana Clara disse...

Olá Regiane, o problema atual é terem transformado tudo em normal. Normal é o que é natural, vem direto da natureza e a natureza dita suas normas.
Boa visita ao blog e aproveite para encontrar outros tópicos sobre a família.
Abraços

Postar um comentário