logo

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 92)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossos amigos.

1 – A. diz: Lendo sua resposta de hoje eu gostaria de saber o que acha de um rapaz de 20 anos muito fechado em si, bom aluno, trabalhador, mas fico preocupada porque nem namora nem é de conversar a menos que arranquemos assunto dele, mas sempre é muito monossilábico. Será que devo perguntar claramente se ele faz uso de drogas ou isso vai aborrecê-lo mais e se fechar mais ainda?
RESP:Caro(a) A.

Claro que não só pode, mas deve sempre trazer a uma conversa serena e tranquila, todos os assuntos que desejar com seus filhos! Eles esperam de nós esta atitude, mesmo que aparentemente não o manifestem. Penso que não deveria perguntar por drogas, mas dizer-lhe o quanto ele é amado e que os pais se preocupam por ele ser tão calado.
Será que está sofrendo? Qual seria o motivo? E então colocar-se à disposição para que ele possa abrir seu coração se o desejar ou se preferir, buscarem juntos uma ajuda profissional caso realmente esteja passando por alguma dificuldade.
Ele sempre foi assim ou este modo de ser surgiu agora? Tinha amigos quando iniciou a adolescência?Tem tarefas e responsabilidades em casa?
Importante é que fique muito claro o quanto ele é querido na família e como vocês o admiram por levar a sério seus estudos, trabalho, etc.
Realmente não ter amigos é algo que chama a atenção em qualquer pessoa, pois pode ser dificuldade de comunicação ou denotar algo mais profundo que talvez, nem ele mesmo detecte o que possa ser, mas sempre há como ajudar e se socializar!
Os pais SEMPRE devem conversar com os filhos e muitas vezes tomar a frente puxando por eles quando notam que são mais arredios. Não esperem mais - rezem e mãos à obra! Ele espera por esta conversa!
Boa sorte! Mannoun

2 – A. diz : O que fazer quando um adolescente só trata os pais mal? Sou de Salvador e nosso filho esta muito agressivo e só fala conosco gritando ou dizendo grosserias. Ele tem 17 anos e tenho outro mais velho que nunca fez isso conosco.

RESP: Caro (a ) A.

Seu filho tem boa saúde? Alimenta-se corretamente e DORME nos horários normais? Como está na Escola, como age com amigos? É medroso no convívio habitual? Tem TV e internet no seu quarto?
Perguntem se ele deseja uma consulta com o medico da família para averiguar alguma dificuldade em sua saúde física, seu desenvolvimento e que conte ao médico o que me contaram e sua conversa com os pais.
Não o comparem com o irmão e procurem conhecer suas amizades, isto é como são aqueles com quem anda. Chamem-no para uma conversa serena, falem com ele em tom de voz bem suave e coloquem limites quando gritar ou disser grosserias, afirmando - sempre muito baixinho! - que não admitirão este modo de se dirigir a ninguém, especialmente aos pais. Se desejar gritar que o faça num campo de futebol (aliás, ele pratica esportes? quais?), mas não em família.
Alguém na família fuma? E ele fuma? Qual o tipo de cigarros?
É bom também ir à Escola e saber como ele é visto pelos professores e colegas, além de que deva ter atribuições em casa - alguma tarefa pela qual seja responsável.
Ofereçam a ele a possibilidade de participar de algum Grupo de Jovens, Grêmios, na Escola ou nas Paróquias, aulas de artes, oficinas de redação, etc.
Fico ao seu dispor, desejando que a fase da Adolescência final de seu filho seja bem resolvida.
Atenciosamente, Mannoun

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber qual a melhor maneira de se estudas matemática.
Grata pela sua atenção.
Anônimo

Anônimo disse...

Cometi um erro do texto anterior:estudas,correção:estudar
Anônimo

Liana Clara disse...

Caro anônimo sua resposta vai ficar para o dia 20 de maio, porque a Dra Mannoun já respondeu a outras perguntas que serão postas na próxima segunda.
Por favor peço que aguarde

Postar um comentário