logo

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

FORTALEZA É UMA BELEZA!!!

Continuando nossa série de sugestões de passeios por este imenso Brasil
Texto de Cristiane Ferraz


Dificilmente encontramos alguém que não conheça, ou, no mínimo, já não tenha ouvido falar nesta capital ensolarada, de gente acolhedora e de belíssimas praias!
Fortaleza é a capital do estado do Ceará (conhecido como Terra da Luz porque foi o primeiro estado brasileiro a abolir a escravatura no Brasil no dia 25 de março de 1884). Pertencente à região Nordeste do nosso país, localiza-se no litoral Atlântico com 34 km de praias, a uma altitude média de 21 metros.

A cidade desenvolveu-se às margens do riacho Pajeú. Seu lema (presente em seu brasão) é a palavra em latim "Fortitudine", que em português significa: "força, valor, coragem".
Seu aeroporto é o Aeroporto Internacional Pinto Martins.
A BR-116, a mais importante do país, começa em Fortaleza.
A temperatura média anual é de 26°C, sendo dezembro e janeiro os meses mais quentes e julho o mais frio, porém com diferenças mínimas de temperatura.
Fortaleza, tendo o 14º maior PIB municipal da nação e o segundo do Nordeste com 22,5 bilhões de reais, é um importante centro industrial e comercial do Brasil com o sétimo maior poder de compra do país.
No turismo, a cidade alcançou a marca de destino mais procurado no Brasil em 2004 com atrações como a micareta Fortal no final de julho e o maior parque aquático do Brasil, Beach Park (situado na Praia do Porto das Dunas).
Batizada de Loira desposada do Sol, pelos versos do poeta Paula Ney, a cidade é a terra natal dos escritores José de Alencar e Rachel de Queiroz e do ex-presidente Castello Branco.
Também é conhecida por ser o principal palco do humor cearense. Humoristas como Tom Cavalcante e Chico Anísio, que fazem grande sucesso nacionalmente, nasceram em Fortaleza. Outros humoristas cearenses bastante conhecidos são: Renato Aragão, Tiririca, Espanta e Falcão.
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) é atualmente o principal espaço cultural de Fortaleza com museus, teatros, cinemas, bibliotecas e planetário.
Fortaleza tem várias lagoas e rios. Entre as lagoas, as maiores e mais importantes são: lagoa da Parangaba, conhecida por sua feira de variedades; lagoa da Messejana onde se encontra a maior estátua de Iracema de Fortaleza; e as do Opaia, Maraponga e Porangabussu, que são importantes pólos de lazer da cidade.
A gastronomia é tipicamente nordestina ressaltando-se pratos como o baião de dois com churrasco de carneiro ou carne-de-sol. Frutos do mar são outro ingrediente de pratos típicos da cozinha fortalezense tais como moqueca de arraia, peixadas de cavala e pargo. Outro fruto do mar bastante degustado é o caranguejo.
Na orla marítima de Fortaleza se localizam os principais meios de hospedagem da cidade e também muitos restaurantes e atrações turísticas, com destaque para as barracas de praia e parques aquáticos, clubes, boates e casas de shows (o forró é o gênero musical mais popular); como o “Pirata bar”.
A Praia de Iracema tem uma das noites mais agitadas com seus bares e alguns prédios históricos como a Igreja de São Pedro, o Estoril e a Ponte Metálica, além de galerias de arte e o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Também é local da prática de surf e pesca.


Na Praia de Meireles encontra-se a avenida "Beira Mar" que vai até o Mucuripe. Nela está a principal concentração de hotéis da cidade. O clube Náutico é um marco desta praia. Acontece em frente deste clube, todos os dias, a feira de artesanato (os trabalhos em renda, palha, labirinto, etc, são fantásticos) mais conhecida da cidade.
A Volta da Jurema é o local mais nobre do litoral de Fortaleza. Neste local, as pessoas costumam fazer cooper e se encontrar no fim da tarde simplesmente para conversar, olhando o mar, ou para tomar um saboroso e refrescante sorvete (existem sorveterias com mais de 30 sabores).
O Mucuripe é famoso por sua comunidade de pescadores e pela jangada e o jangadeiro. Tem um movimentado mercado de peixes e mariscos.

A Praia do Futuro é uma das mais visitadas pelos turistas. Tem uma longa extensão ocupada por muitas "barracas" que são restaurantes especializados em frutos do mar. Um evento típico de Fortaleza é a Caranquejada todas às quintas-feiras.
Os vários shoppings, dentre os maiores: Iguatemi, North Shopping e Aldeota, Del Paseo, Benfica, Via Sul, são importantes áreas de comércio e entretenimento.
Fortaleza é uma cidade alegre, hospitaleira e possui uma excelente infraestrutura!

Apreciando a brisa marítima, deliciando-se com sua culinária, banhando-se em suas maravilhosas praias ou simplesmente descansando numa convidativa rede, Fortaleza é um destino inesquecível que está de braços abertos para receber a todos!

5 comentários:

Teresa disse...

Esta leitura me deu água na boca!! Quero ir a FORTALEZA!!!! Beijos a autora, adorei!!!

Lu disse...

o blog deveria sortear uma passagem pra lá...
hahahhaa
bjos

Liana Clara disse...

Oi Lu, quando o BLOG der algum dinheiro, pode deixar que você será a leitora sorteada!! ahahhaha
Por enquanto o BLOG só dá sugestões.

Anônimo disse...

Eu sou irmã da autora desse texto!
Mana, adorei ler sobre nossa belíssima cidade! (me bateu uma saudade imensa e vontade de estar lá tb)!
Parabéns pelo seu texto!
Vale mesmo apena conhecer nossa cidade pessoal!
Beijão.
Cristina.

Liana Clara disse...

Olá Cristina, seja bem vinda! A Cris colocou a todos nós com água na boca para visitar Fortaleza.Agora é planejar e arrumar a grana para sair com a família rumo a Fortaleza! Vamos aproveitar as passagens aéreas com milhas.

Postar um comentário