logo

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Educando os filhos através da literatura

No último sábado, dia 22, o Clube Forja, organizou uma palestra para pais com o Advogado e Escritor, Paulo Oriente Franciulli.

Foram quase duas horas que passaram muito rápido. Vários casais que assistiram a apresentação combinada com dinâmica de grupo, sairam no final com uma sensação de que pela literatura é possível mudar o panorâma da juventude.

Sugestões concretas
Repetir as idéias do palestrante é sempre uma imagem inferior, no entanto vou deixar aqui algumas dicas que me saltaram aos olhos.

O filho rebelde e a leitura de Frankenstein de Mary Shelley
Enquanto passava um verão chuvoso na compania de seu marido Peter Shelley na casa de Lord Byron surge a idéia de um concurso literário. Em dois dias e duas noites de trabalho febril surge a obra Frankstein. Segundo, Paulo, Frankstein é uma das obras que ajuda os adolescentes a entenderem a rebeldia e o afastamento que se produziu entre eles e seus pais.

Unir a leitura ao prazer e a recompensa
Premiar os filhos com livros ou levá-los à livraria e depois uma sorvetada, são algumas sugestões que podem ajudar os filhos a ganharem gosto pela leitura. Contar histórias para os filhos além de ajudar os pais a estar mais próximos deles faz com que eles se interessem pela narrativa.

Nas duas horas de palestra, vários livros foram comentados: A lenda de Eros e Psiquê, Trabalhadores do Mar de Vitor Hugo, Harry Potter, O Senhor dos Anéis, Crônicas de Nárnia, O Apanhador no campo de centeio.
Apanhador no campo de centeio


Se lendo este texto você não se sentir tão entusiasmado, posso lhe assegurar que é por culpa minha que não soube expressar bem o que escutei ontem.

Vamos ver se consigo que o palestrante escreva um post para este blog. Enquanto isso, faça a experiência de investir em literatura, garanto que não se arrependerá!

Um comentário:

Carmem Silve disse...

Seria muito bom que o Escritor nos desse mais dicas sobre leitura por faixa etária. As vezes entramos na livraria e não sabemos o que escolher no meio de tanta oferta.

Postar um comentário