Nós pais devemos nos preocupar com a formação humana dos nossos filhos, independente da escola. Escola é para ensinar: português, matemática, história, geografia, inglês, ciências, educação física, e reforçar o que o aluno aprendeu em casa, de boas maneiras.
Ensinamos aos nossos filhos, desde pequenos, regras básicas de convivência. Claro que contamos com diferenças de temperamentos entre as crianças. Os mais tímidos terão mais dificuldades para dar um BOM DIA ao porteiro, ao pai do coleguinha, esses precisarão de mais treino e mais insistência de nossa parte, para criarem bons hábitos de comunicação.
Vamos ensinando, por repetição, seis expressões mágicas, que abrem muitas portas no mundo, em geral:
- Bom dia
- Boa tarde
- Por favor
- Com licença
- Desculpe
- Muito obrigada
Com o tempo, e eles crescendo, vamos poder desenvolver várias virtudes importantes para que tenham um caráter bem formado, como:
- honestidade - respeitar a propriedade alheia
- pontualidade - chegar nos horários pré estabelecidos
- não xingar - saber responder sem ofender
- ser um bom amigo - com o nosso exemplo, como agimos com nossos amigos
- respeitar - os mais velhos - os idosos gostam de receber cumprimentos, precisam de nossos cuidados. Os professores, os nossos superiores também devem ter o nosso respeito. Respeitar os amigos e suas diferenças.
Em casa também é que vamos ensinar muitas outras coisas que não são dever da escola, como:
- ser cuidadoso com suas coisas
- jogar o lixo sempre nas lixeiras
- não falar quando a boca estiver cheia
- arrumar sua cama e seu quarto
- colaborar na limpeza geral da casa
- pedir emprestado, quando necessitar de algo que não é seu.
Deste modo nossos filhos poderão cursar a escola, aprendendo as matérias da grade escolar, e ainda vão ajudar seus professores, com os colegas que não tiveram educação de berço.
Lembro-me de uma reunião de pais, em que eu estava como mãe de aluno, quando uma outra mãe disse o seguinte: "coloquei meu filho neste colégio porque não consigo educá-lo em casa, espero que vocês consigam" - houve um grande silêncio nesta hora, e a coordenadora que presidia a reunião precisou explicar que filho se educa em casa, que o colégio complementa; enfatizando o que é do dever dos pais. Essa mãe poderia ter dormido sem esta resposta. Vamos ficar atentos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário