logo

domingo, 30 de novembro de 2014

Vamos comer Tapioca?

Por Lívia W. de Melo Costa

A massa ou goma da tapioca é feita com a fécula extraída da mandioca e pode ser encontrada facilmente em supermercados ou em feiras livres. Este alimento tipicamente nordestino tem caído na graça do povo não só pelo sabor e pela simplicidade do seu preparo, mas pelo momento gastronômico que estamos vivendo.

Esta maravilha já fazia parte do cardápio nordestino constantemente, mas foi através do do mundo fitness e das dietas que a tapioca está ganhando a preferência nas outras regiões. Além de ter valor calórico muito baixo, a tapioca não contém glúten e pode ser substituída pelo pão, nos cafés da manhã e jantar.

Quando encontrada a massa já umedecida, como é comum no nordeste, o modo de preparo é muito simples e rápido. Segue um passo a passo para quem ainda não preparou essa maravilha.

Peneire o conteúdo (massa umedecida) e reserve.

Coloque uma assadeira para esquentar. Não precisa untar.

Coloque na assadeira a goma peneirada de modo que cubra todo o fundo da panela. O material peneirado pode ficar mais espesso ou mais fino, vai depender do gosto de cada um.

Jogue uma pitada de sal, espere poucos segundos e mexa a panela tentando mover a tapioca. Se a tapioca se mover significa que está no ponto. Há quem vire o lado e asse também, mas não é necessário se você preferir ela bem macia.



Com ela aberta é só colocar o recheio e fechá-la, como se fosse uma panqueca. Pronto!

Os recheios podem ser inventados, usa-se a criatividade. Mas aqui vão umas dicas de recheios maravilhosos já testados e aprovados.

  • Tapioca Light - Uma fatia de peito de peru ou presunto light (A quantidade de fatias vai depender do tamanho e espessura da tapioca). Aqui pode-se adicionar uma ou duas rodelas de tomate, azeite e orégano;
  • Tapioca com Nutella;
  • Tapioca de queijo com goiabada – O ideal é o queijo e a goiabada estarem derretidinhos;
  • Tapioca de carne de sol (ou carne seca) com queijo coalho;
  • Tapioca de coco – Coloca o coco ralado dentro da tapioca. Dá para misturar com um segundo ingrediente como leite condensado, goiabada...
***Dica: Para quem está de dieta, é importante usar recheios mais lights, como presunto ligh, peito de peru, queijo minas light... Fica uma delícia!

Um comentário:

Pat disse...

Acho que em vez de perder "só" os 10 quilinhos que o ortopedista aconselhou, pros joelhos não doerem tanto e retardar a necessidade da cirurgia dos dois, acho que vou tentar chegar aos 12 q. a menos, pra poder continuar comendo Tapioca Light sem engordar...mas a que eu queria mesmo, é a de Nutela com Morangos! sniff sniff sniff

Postar um comentário