Dando continuidade ao assunto planejamento financeiro, trataremos com detalhes alguns pontos essenciais para o início do plano individual ou familiar. De antemão queremos deixar claro que não se trata de um processo rápido, muito menos mágico. Exige dedicação e comprometimento. Querer ter o controle da situação já é fator primordial para que o planejamento se concretize.
A primeira atitude a tomar é observar como você administra suas finanças. Uma maneira de observar os gastos é guardar todos os comprovantes (notas, cupons, recibos, via...) e também anotar aqueles gastos sem nota (guardador de carro, feira livre, por exemplo).

A sugestão no primeiro momento é a total observação, sem modificar a rotina de gastos. Este tempo não pode ser pré-determinado. O principal ponto é identificar nos hábitos financeiros onde estão os gargalos. Ter total noção de quais as despesas que comprometem boa parte do seu orçamento.
Alguns gastos sem cuidado que comprometem (e muito!) o orçamento mensal:
*Restaurantes/Refeições fora de casa/Lanches
*Padaria
*Padaria
Padaria
Compras por impulso (a espera pela fila do caixa é um convite a gastar com o que não precisamos).
Entenda que observar os hábitos financeiros de toda família é parte essencial para o sucesso do seu planejamento. Não se boicotem. Esta fase não é um chamado às desculpas e justificativas. O momento é de identificar como se comporta a vida financeira mensal da casa.
Divida as anotações em categorias (supermercado/farmácia/gasolina, por exemplo). Isto muito contribuirá para a próxima etapa. Se preferir iniciar as anotações por membro da família, esta é uma das opções.
Outra maneira é anotar por gasto, mas indicando quem foi o responsável por tal despesa.
Ex: Escola – Maria. Estacionamento – João.
Se você tiver familiaridade com planilhas eletrônicas, isto facilita bastante o trabalho. Se não, um caderno exclusivo para estas anotações também desempenha muito bem este papel.
Resumindo:
Etapa: Observação – consiste em guardar todos os comprovantes de despesas e anotar os gastos sem comprovante. Relacionar as contas e quem foi o responsável pela compra/pagamento/despesa.
O importante é esquematizar as anotações de modo que facilite a fase seguinte, da qual falaremos no próximo artigo. Até lá!
2 comentários:
Muito bom! A primeira parte de qq processo é o planejamento! Parabéns Manu!
Adorei,
Postar um comentário