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segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Novo ano: mudança de hábitos on-line

Início de ano, pode ser um bom momento de repensar sua relação com a tecnologia. Não estou defendendo, de forma alguma, uma volta ao tempo das cavernas, mas uma reflexão sobre seus hábitos on-line de forma a começar 2015 de maneira mais produtiva.

Aqui vão algumas sugestões para você refletir:

Quanto tempo você gasta em redes sociais? Seria possível trocar parte deste tempo por contatos pessoais? O que os seus amigos acham do que você compartilha no Facebook? Encontre gente franca que não tenha medo de lhe fazer uma crítica leal.

A diversão na Internet tem sido motivo de afastar você de atividades físicas importantes para sua saúde?

Você tem comprado coisas que são desnecessárias? Consegue se lembrar de todos os objetos eletrônicos que adquiriu em 2014?

Na sua casa você consegue dar atenção integral a sua família sem olhar para o celular por quanto tempo? Se você tem filhos, você tem conseguido orientar eles no uso saudável das novas tecnologias?
Durante seu tempo de trabalho você consegue se concentrar numa única atividade ou muda de janela a toda hora? Durante as atividades de que você gosta menos é comum trocar a atividade por uns minutos no Facebook ou em seu portal de notícias favorito?

Você fica angustiado quando alguma mensagem não é respondida imediatamente? Você imagina que seu amigo, filho, cônjuge não está dando atenção pois levou mais de 60 segundos para responder uma mensagem?

Este exame de consciência digital de início de ano pode não resolver nossos problemas de comportamento on-line, mas sem dúvida ajudará a localizar onde eles se encontram e procurar melhorar durante 2015.

Feliz ano novo para você.


2 comentários:

Pat disse...

Alerta formidável! Acho parte da boa educação, não ficar atendendo ao celular enquanto se está conversando com alguém, e se não der pra esperar muito, peça que deixem recado completo na Caixa Postal. Em seguida, explique pra pessoa com quem está falando "em corpo presente"(rs...)e assim que for conveniente, acesse as mensagens.

Poderia se dizer, que o assunto do celular fosse URGENTE...então? Nesse caso, é compreensível que se peça desculpas à quem está atendendo no momento, dizendo que aguarda um recado importante, daí não ser tão deselegante ouvir a mensagem da cx.postal.

Como não sou fã de Tecnologia über alles, faço o mesmo com o tel fixo na minha mesa de trabalho. Assim que for possível escuto as mensagens e as pessoas que têm meu telefone, sabem disso e aguardam meu retorno o mais cedo que eu puder.

Sei que muita gente acha essencial atender tudo e todos sempre, quase que simultâneamente, mas com a vida e algum curso de Psicologia, a gente aprende a lidar com as chamadas que não podemos atender: basta ser sincera, e dizer que preferia conversar depois se agora estamos apressadas ou atendendo mais alguém, para poder ouvir e conversar com atenção e calma a pessoa que nos chama.

Até hoje não tive reclamações, pelo menos de pessoas que me ligam sempre e conhecem o esquema do "não interromper uma pessoa enquanto falamos com outra"(tipo:"Faz o que deves e Está no que fazes")
Bjsssss,
PAT

Liana Clara disse...

Patricia seus comentários são sempre bem vindos e complementam bem o assunto. muito obrigada! Beijos

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