logo

sábado, 24 de janeiro de 2015

Distância que aproxima - Receita do bolo de carne da Liana

Por Veronica Lunguinho

Uma coisa que gosto muito é de compartilhar receitas. É muito fácil, hoje em dia, encontrar tudo na internet. E eu faço muito isso. Mas, para mim, é melhor ainda quando se tem alguém para compartilhar receitas de família. Afinal, uma dica, um toque especial, uma história sobre o prato, nem sempre são encontradas na internet. E esses detalhes fazem parte da preparação. Saborear depois é muito mais gostoso!

Antigamente, lembro que a gente passava vontade de algumas comidas que os parentes e amigos de fora faziam. Hoje, a tecnologia permite que passemos vontade por menos tempo. Por isso o título desse post: distância que aproxima. Minha amiga virtual Liana Clara, idealizadora desse blog, falou uma vez de um bolo de carne. Fiquei com água na boca e doida para fazer, pois é um prato barato, prático, fácil de fazer e muito saboroso.

Pois bem, a receita ela me passou via whatsapp. Coisa de três mensagens e eu matei a charada. Depois tirei duas dúvidas e pronto. O Bolo de carne da Liana, do Rio de Janeiro, veio parar em Brasília!

Quer saber como fazer? Confira abaixo a receita:

Ingredientes


1k de carne moída
1 ovo
Linguiça paio ou calabresa picadinha (para dar um gostinho, como me disse a Liana)
Temperos a gosto (Eu coloquei cebola, pimentão e um tempero pronto caseiro que já tem sal)
Óleo ou azeite
Farinha de rosca para polvilhar

Modo de preparo

Em uma bacia coloque a carne moída, os temperos a gosto, a linguiça picada e o ovo. Misture tudo muito bem e coloque numa forma como se fosse um bolo comprido. Passe o óleo ou azeite (opcional) e polvilhe com a farinha de rosca. Leve ao forno médio para assar bem por dentro.

Sugestão: sirva com batatas em volta ou milho ou alface. “Para dar um charme”, como diz a Liana... rs

3 comentários:

Pat disse...

Legal! Tirando a linguiça, fica ótimo pra dieta. O que fazia com uma receita que encontrei quando ainda morava em Floripa, era com um pacotinho de sopa de creme de cebola(em pó)pra 1 kg. da carne moída, misturando na carne e o ovo dentro da tigela. Daí, colocava essa carne já temperada (só pela sopa de cebola que já inclui o sal) em cima de uma taboa de carne forrada com um pano de prato. Sobre essa camada de carne já espichada com um rolo em cima da táboa, (pra poder ficar como um rocambole) colocava um pouco de pure de batata mais consistente, e ia enrolando com cuidado no pano. Retirando esse "rocambole" do pano, colocava umas fatias de bacon em volta pra dar o "charme", rs rs rs..e então assava por uns 20 minutos ou até estar cozida, mas não muito dura.SÓ VALE PRA DIETA TIRANDO O BACON...mesmo sem charme fica gostoso!

Liana Clara disse...

Oi meninas eu estava viajando e não pude ainda responder a vários comentários. Mas Pat este bolo fica muito bom! A forma diet pode ser colocando cenoura ralada no lugar da linguiça e algum legume a mais.
Gostei das suas dicas Pat. Beijos

Unknown disse...

Uuuuuuuuuuuuuuuuuuuum que delícia que deve ser! Vou fazer amanhã! Obrigada pelas dicas, sempre valiosíssimas!

Postar um comentário