logo

domingo, 19 de junho de 2011

Sopas para Aquecer o Corpo e a Alma

Com esse tempinho gélido para nossa natureza carioca acostumada a um calor senegalesco, nada melhor, e mais prático, do que uma boa sopa. Selecionamos três receitas, que passamos para vocês, deliciosas e nutritivas. Valem por uma refeição completa. São elas a sopa de ervilha, o caldo verde e o minestrone, um sopão à moda italiana. Todas podem ser acompanhadas por um pãozinho fresco, que pode ser, no caso do caldo verde, uma broa de milho com erva-doce. Ai, que delícia, só de lembrar! Bom apetite!

SOPA DE ERVILHA

- Ervilha seca previamente de molho (aquela verdinha, de pacote ou a varejo) - a quantidade depende dos comensais, mas cuidado porque rende muito. Aliás, as três sopas rendem bastante.
- Cebola e alho picados.
- Linguiça calabresa defumada em rodelas, costelinha de porco dessalgada e aferventada por 15 minutos.
- Bacon, se gostarem e o colesterol permitir. Não é absolutamente necessário, a linguiça já é saborosa o suficiente.
- Azeite (ou óleo), sal e água a gosto. Cuidado quando colocar na panela de pressão, pois a ervilha incha e suga a água. Não encha muito a panela, pois pode transbordar pelos orifícios da válvula.

Refogar o alho e a cebola, acrescentar a linguiça, refogar bem, sem deixar queimar. Despejar a ervilha com sua água (deve cobrir com folga, pois, como já dissemos, a ervilha vai desmanchar e encorpar o caldo).
Cozinhe por 15 minutos, se esta tiver ficado algumas horas de molho.
Abra, mexa (pode pegar no fundo, não use fogo alto) e deixe ferver um pouco para apurar. Prove o sal e veja se é necessário colocar mais água.

CALDO VERDE

2kg de batata (do tipo "suja", que tem mais amido e engrossa o caldo) em pedaços
2 cebolas grandes fatiadas
4 dentes de alhos em pedaços
Azeite para refogar
300g de lingüiça calabresa defumada em rodelas ou pedaços
200g de paio em rodelas ou pedaços
Couve mineira enrolada e fatiada bem fina (2 molhos)
Sal
2 litros de água

Modo de preparar
Refogue a cebola e o alho no azeite em uma panela de pressão, deixando dourar. Acrescente o paio, bem lavado antes de cortar e a linguiça.
Refogue bem, com o fogo não muito alto, junte as batatas picadas e a água em que estavam, mexa, ponha sal, prove e feche. A partir do momento em que sair o vapor, dê 5 minutos e apague. Abra quando puder, deixando arrefecer naturalmente. Retire com uma concha-peneira o paio e a linguiça, triture o resto com o mixer e devolva a carne à panela.
Veja a água, se é suficiente. Ponha a couve fininha com o creme, mexa, deixe cozinhar por uns 10 minutos, para pegar o gosto, prove de novo o sal e sirva bem quente, com um fio de azeite extra virgem sobre o caldo, em cada prato. Tome um bom vinho tinto português para
acompanhar, e uma broa de milho com erva-doce. Hummm, é de comer rezando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário