logo

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Viagem pelo Brasil – RONDÔNIA

=Colocaremos aos poucos algumas observações de amigas que moram por este Brasil a fora, mostrando um pouco do que existe na região ou cidade.
Quem sabe animamos as famílias para um passeio diferente nas próximas férias ou pelo menos podem trazer para o papo do jantar conversas amenas sobre o que sabemos de novo de tal lugar.

Hoje temos um texto de Claudia Junqueira sobre Rondônia.

Não conheço muito de Rondônia como um todo, estou no interior do estado e quase não saio da cidade, mas acredito que a realidade seja a mesma em grande parte do estado.

Rondônia teve um incentivo muito grande para ser povoado na década de 70, com o projeto Rondon, quando ainda era Território federal. Neste sentido as famílias ganhavam terras, mas tinham a OBRIGATORIEDADE de DESMATAR 80% do terreno doado pelo estado, a fim de fundar assim as cidades. Uma característica muito marcante na região é o número de igrejas evangélicas, pois com a redução de imposto para a abertura das mesmas, o Estado conseguiu trazer muitos crentes para região e no Estado de Rondônia existe até o DIA DO EVANGÉLICO, feriado estadual no dia 18 de junho.

A população é constituída de migrantes do país inteiro, mas aqui na minha região, conhecida como zona da mata, os paranaenses são a grande maioria, até virou brincadeira dizer que aqui tem muita gente VIP (Vinda do Interior do Paraná).

O Clima é bem característico da zona equatorial, tendo em média 2 estações do ano, a da seca e a das chuvas. A temperatura fica em torno de 28°C, mas na época das chuvas a sensação térmica é de temperaturas mais altas, pois a umidade do ar é bem elevada, mas existe uma cidade (VILHENA), no sul do Estado, que tem uma temperatura bem mais amena, chegando a temperaturas bem baixas no inverno por estar localizada em uma região montanhosa.

Apesar do grande desmatamento e das inúmeras fazendas de gado de corte e gado leiteiro, a diversão ainda está ligada a natureza, com diversos pesqueiros, pesque e pague; hotéis com preservação da natureza que exploram o eco-turismo, como o hotel PACAAS em Guajara-Mirim, divisa com a Bolívia e o hotel SELVA PARK em Cacoal e o circuito de rodeios e exposição de gado no estado inteiro, que aquece e mantém o agro-negócio.


Rondônia tem como capital Porto Velho, com 600mil habitantes, mas que ainda não possui rede de esgoto em toda a cidade. Lá é possível visitar as antigas caixas d’águas trazidas pelos ingleses na época da construção da ferrovia Madeira Mamoré, assim como alguns trens e vagões inativos e ver de perto o RIO MADEIRA, que na época das chuvas, antes do desmatamento, a velocidade do rio era tão grande que arrastava todas as árvores das suas margens, virando um “rio de madeira”.

Rondônia é um Estado em crescimento, mas ainda hoje é possível levar uma vida tranqüila, com os filhos indo de bicicleta para a escola, a família se reunir na hora do almoço para fazer a refeição junto e no fim da tarde, reunir os amigos para tomar chimarrão, costume dos paranaenses e gaúchos que moram aqui.

2 comentários:

Marilda disse...

Vocês poderiam dizer como se chega em Rondônia? Não faço idéia das estradas. Obrigada

Anônimo disse...

Marilda, você não escreveu de que região do Pais você é,mas saindo de São Paulo, você tem que pegar a estrada que leva a cidade de PRESIDENTE PRUDENTE, depois segue em sentido de CAMPO GRANDE. De lá segue para CUIABA onde você pegará a BR 070 até CARCERES. Nesta cidade você entrará na BR 174 até VILHENA ( entrada do estado de Rondônia) e pela BR 364 você chegará em PORTO VELHO.

Postar um comentário