logo

domingo, 2 de agosto de 2009

O papel de Pai

Texto: Bruno Barretto

É interessante observar como a mídia faz um estardalhaço muito maior com o Dia das Mães do que com o Dia dos Pais. E parece que o resultado das vendas confirma a hipótese ... Enquanto as mães mal têm tempo de abrir as caixas de presentes coloridos e maravilhosos, os pais dão um sorriso amarelo diante dos pares de meia e da manjada loção após-barba...


Na verdade, vivemos em uma sociedade que valoriza cada vez menos a família, muitas vezes reduzindo seus integrantes aos estereótipos de mãe "cuidadora" e do pai provedor, como em uma espécie de estratégia para reduzir o seu valor.


Quer queiram, quer não, o núcleo familiar ainda é composto por pai, mãe e filhos. É do vínculo profundo entre eles, reforçado a cada dia, que nasce o equilíbrio que os mantém fortes. Remova-se uma dessas peças e este equilíbrio se desfaz: o que sobra é um arranjo instável, não uma família.


E, no entanto, ouvimos falar em "produções independentes", em mulheres que resolvem atender os supostos reclamos do "relógio biológico" e têm um filho só para si...


Os filhos são um projeto a dois, planejado e desejado pelo marido e pela mulher, fruto do transbordamento do amor de um pelo outro. Como imaginar que a figura do pai é menos importante?


A criança precisa desta presença binária desde cedo para construir o seu equilíbrio emocional. O pai e a mãe lhe fornecem a cada dia uma síntese do masculino e do feminino, em uma modelagem inicial do mundo em que irá crescer. Sem um deles, esse mundo fica pela metade, incompleto, deformado.


Portanto, pais, recusem qualquer papel secundário. Desprezem os clichês em que até mulheres supostamente "modernas" incorrem ("ele até troca fraldas!"). Sim, troquem fraldas, ajudem com as mamadeiras, levem os bebês à pracinha, mas, muito mais do que isso, estejam presentes, masculinamente presentes, não "de lado", mas "ao lado" de suas esposas, na construção diária da família. Certamente será o seu melhor projeto, sua mais perfeita realização profissional. Seus filhos agradecem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário