logo

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Idéias práticas para uma família moderna

"A verdadeira sabedoria consiste em saber como aumentar o bem-estar do mundo." (Benjamin Franklin)

Aos poucos vamos colocando algumas idéias que costumo chamar de “facilitadores de vida”. Coisas simples que servem para aproveitarmos mais nos nossos dias de mães e pais e para sobrar mais tempo para curtir com a família inteira ou até dar uma melhorada no nosso visual.
Aqui vão algumas sugestões:

1- Quando fizer 1 prato, faça mais 3 iguais para congelar. Ex: Feijão, bifes a milanesa, Empadão de frango ou palmito, torta de queijo, frango assado, lasanha, etc. O pudim de leite pode ser feito em dobro e congelado, fica uma delícia comê-lo ainda meio congelado, fica como um sorvete.

2- Tenham em casa no freezer sempre coisas para um lanche de emergência. Ex: pão, queijo prato, frios, pão de queijo, salsicha, etc.

3- Guarde para emergências, visitas inesperadas, etc. Ex: biscoitos finos, refrigerantes ou sucos prontos (aproveitando promoções e datas de validades boas), maionese, torradinhas, etc.

4- Omeletes são sempre soluções para servir quando temos visitas inesperadas. É só usar a criatividade. Ex: acrescentar presunto picado, salsa picadinha, cebola ralada, queijo parmesão, etc. Colocar 1 colherinha de fermento em pó para que fique mais fofinha.


5- Transformar as sobras de comidas para outra refeição, dá a idéia de um prato novo. Ex: sobra de feijão, fazer tutu de feijão com molho por cima de tomate com rodelas de lingüiça ou carne seca; Sobras de cenouras cosidas, fazer um suflê ou bolinhos fritos; carne moída refogada serve para recheio de pastéis, de bolo de batatas, de lasanha; muitos bifes a milanesa do almoço pode virar bifes a parmegiana no jantar.

6- Para simplificar a vida nas férias, instituir um dia de lanche, tudo descartável, cachorros quentes e pizza. Neste dia deixe a garotada colaborar no preparo. Pode também fazer isso em dia de muito movimento e pouco tempo em casa.


7- Preparar um cardápio para a semana ajuda para fazer as compras sem gastos extras desnecessários. Com uma lista em mãos vamos gastar só no que realmente precisamos. E com o cardápio podemos balancear bem as comidas para que não faltem os nutrientes necessários a cada um dos membros da família.

8- Listar os compromissos da semana ajuda a evitar superposição de tarefas para os mesmos dias e horários. Ter um quadro para colocar a vista sobre horários e compromissos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário