Observando a política atual do Brasil podemos fazer várias reflexões para a vida. Porém, agora, vou falar apenas de uma – a vida exposta para todos.
Cada político que entra para o governo tem sua vida completamente exposta ao mundo. Conseguem esmiuçar em poucos minutos quem a pessoa é, o que fez da vida desde seu nascimento, até os cantinhos mais obscuros e desagradáveis que viveram até então. Não há piedade, não existe o sentimento de que podem ter mudado, ou que aquilo foi um pequeno deslize de jovem. A sociedade atual é implacável. As mentiras e as verdades, muitas vezes aparecem juntas num mesmo texto de internet.
Nós país temos o dever de criar nossos filhos para o mundo, independente do que venham a ser no futuro, com a visão de que somos filhos de Deus. Com virtudes humanas bem arraigadas. Não me canso de dizer que o que fazemos, cada passo que damos tem repercussão no nosso futuro.
Um filho bem formado conseguirá passar por um mar de lama sem se sujar também. Parece difícil, não é? Mas é possivel sim. Por isso é tão importante educarmos tanto nas pequenas, quando nas grandes coisas. Não permitir que peguem nem um único biscoito na prateleira do mercado, mostrar o valor de ser honesto, sincero e leal. Virtudes de ouro.
Tenho uma amiga que hoje está muito idosa, nem consegue nem falar mais, porém um dia me falou uma frase que guardo até hoje, e repito aqui lembrando da voz dela: “ depois que se põe a mão na lama perde-se o nojo”. Importa muito sabermos separar as ocasiões de cair na tentação do erro, de ir pelo caminho mais fácil. Este é o momento de reconhecer até onde podemos ir sem nos sujarmos, sem deixarmos nos convencer de que fazer tal falcatrua não será um mal maior, sem pensar que é apenas um jeitinho que estamos dando na vida.
Nunca foi tão importante formar homens e mulheres honestos, nunca essa virtude esteve tão em falta neste país. O sentido de propriedade, de respeitar as coisas alheias, e de que sob pretexto nenhum podemos levar vantagens sobre alguém usando de desonestidade.
Vamos educar nossos filhos com nosso exemplo, tendo uma vida transparente, vida que pode ser publicada em qualquer tabloide, mesmo os mais mentirosos não sobreviverão inventando mentiras para manchar nossa virtude da honestidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário