logo

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Pais – Vamos ser mais antenados

Quando nossos filhos são bem pequenos, estão sempre onde nós estamos. Não perdemos nenhuma de suas gracinhas ou avanços. 

Nos retiros onde costumo ir todos os anos  , sempre temos crianças com suas mães. Já levei muitos filhos comigo também.  Todas as mulheres se encantam com as crianças e querem chamar suas atenções de alguma forma. Faz parte da figura da mulher, esse contato com os bebês. Já os pais, não passam pelo mesmo processo, nunca soube de algum que tivesse levado seus rebentos aos retiros ou outras atividades só para adultos.  Não porque não consigam dar conta do recado, talvez por não serem os provedores do leitinho que as mães têm. Com isso eles ficam privados dessa participação ativa.

As mães, com isso, criam várias artimanhas, e passam a ter muito mais jogo de cintura para lidar com as crianças, e outros afazeres ao mesmo tempo. Parece que nós criamos tentáculos, e nossa atenção multiplica. É incrível.

Por mais que os pais, atualmente, sejam muito participantes do crescimento e da formação dos filhos, a mãe ainda é a que mais vê surgir o primeiro dentinho, a primeira vez em que vira na cama, ou a primeira vez que engatinha. Talvez seja porque a mulher tem mais sensibilidade para detalhes, e o homem observe mais o geral. 

Sugiro que os pais fiquem mais antenados, com seus filhos, para que no futuro não venham lamentar terem perdido tantas gracinhas dos seus filhos. Não sugiro inversão de valores, apenas que pais e mães curtam muito mais os pequenos detalhes de seus filhos. Essa fase não volta, o que foi perdido fica perdido no tempo. Temos que pensar que no futuro, todas essas lembranças serão um alento para o coração envelhecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário