logo

segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Novas metas ou metas antigas

Ano novo e novas metas, sempre fazemos esse tipo de proposta a nós mesmos ao início de cada ano. Tentamos criar listas de coisas a executar em família, para termos um lar mais alegre e feliz.

Numa família não se pode deixar para trás as metas que não foram concluídas no ano anterior e criar novas, simplesmente. Lidamos com pessoas - necessidades que vão acompanhar-nos ano após ano - coisas que teremos que levar por muitos anos, como: os estudos das crianças e seu aproveitamento, uma doença que requer cuidados, independente do ano em que estivermos. Só vamos precisar fazer, muitas vezes, é mudar o foco de como lidar com o assunto. 

O que desejamos para nossa família de básico? Boa formação humana para cada um, saúde, dinheiro para mantê-los num certo conforto, harmonia entre todos; podemos fazer uma lista de muitos itens, mas temos que partir do princípio de que essas metas devem ter um tempo mais ou menos estabelecido para seu início e seu fim. Como diria uma mulher, meio sem lógica ao fazer seus pronunciamentos, e que não vale ser mencionada: “Aí então dobraríamos a nossa meta”,(brincadeiras a parte), aí então tocaríamos para a frente novas metas.

Planejar um novo ano em família é muito importante, principalmente quando temos filhos. Quando já não somos apenas dois, que podemos escolher a qualquer momento aonde ir e o que fazer. Temos que prever os acontecimentos para poder programa-los, sem prejuízos para o todo. 

Vamos programar trabalho, estudos, férias, concursos, aniversários, tudo, em pequenas e grandes escalas, contando que imprevistos podem ocorrer e que todos os planos podem mudar, apesar de tudo milimetricamente planejado. Esses objetivos nos ajudam a direcionar melhor cada atividade que faremos durante o ano. A família toda estará envolvida nos planos e cientes de que cada um tem sua parcela de participação para que tudo dê certo. 

Um filho saberá que depende dele passar de ano para fazer tal viagem, a filha saberá que deverá comprar menos roupas para que o dinheiro sobre para o passeio escolar de fim de ano, o pai estará mais motivado no trabalho porque sabe que precisará pagar a formatura de outro filho, ou ajudar numa viagem de intercâmbio. Assim todos participarão de bom grado para chegarem juntos as metas propostas.

Vamos iniciar esse 2016 com o objetivo de sermos mais família, mais amigos, mais unidos. Vamos valorizar mais as nossas raízes e nossa formação. Que a meio a todos os nossos propósitos de ano novo, tenhamos um de buscar sempre a união familiar. O bem comum a todos. Amar – deve ser a meta principal e quando chegar ao topo dela, dobrar! Dobrar o amor nunca é demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário