logo

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

"CHATÔ, O REI DO BRASIL" – um filme em cartaz

Por Patricia Carol Dwyer

(Atores Principais: Marco Ricca, Letícia Sabatella, Leandra Leal, Andréa Beltrão).

Diretor: Guilherme Fontes, (Brasil, 1995/2015. 105 min.). Indicado como "próprio para 14 anos"(embora eu tenha dúvidas, devido ao ambiente e situações escrachadas da estética das chanchadas, do cinema marginal e próprias das minisséries e Novelas da Rede Globo.  Ponto positivo: não há resquícios de ser uma produção datada.

Muito sabemos dos  absurdos e inacreditável "complexo de PODEROSO" que o Chatô tinha na vida. Ao ver o filme, também dá pra acreditar que na sua forma rude de ser, ele foi muito criativo, inteligente..., e que tinha poucos amigos de verdade..., mas era ruim mesmo na falta de "touchet"!

Divertida, (e não menos estridente), essa é uma Cinebiografia de Assis Chateaubriand(1892-1968). Magnata das comunicações, e fundador dos Diários Associados, paraibano, teve duas esposas e uma amante praticamente fixa, e muitas ...MUITAS mulheres. 

Era um jornalista oportunista, daqueles de fazer "acordos", com o então presidente Getúlio Vargas, para levar vantagens,(AONDE FOI MESMO QUE OUVIMOS ESSAS HISTÓRIAS DE "LEVAR VANTAGEM...???).

À beira da morte, ele se vê num delirante programa da TV Tupi, (inaugurada por ele), em que é julgado por pessoas importantes da sua vida. Mesmo em narrativa não linear, o diretor dá conta de mostrar as várias facetas de Chatô, um personagem tão amado e odiado quanto será o filme que o radiografou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário