logo

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Perguntas e Respostas: Dra Mannoun Chimelli - Adolescentes - Como educar? (Parte 7)

As perguntas estarão apenas com as iniciais dos nomes, para deixar bem a vontade nossas amigas.
Por um erro de envio, (da minha parte) estamos apenas com uma resposta da Dra Mannoun, assim que eu receber as outras postarei aqui. Desculpem a minha falha. Nem sempre a internet nos obedece quando queremos.
Lidando cedo com a morte
1 – L. M. diz: Dra. Mannoun , Muito obrigado pelos sábios conselhos que tem nos dado.
Minha pergunta é sobre a morte. Tenho um filho de 11, anos cuja irmã gêmea morreu de leucemia há alguns meses. O médico que acompanhou todo o processo disse que pelo fato de não serem univitelinos ele não teria um risco auto de ter leucemia. O fato é que meu filho passou a ser um garoto triste. Ele às vezes pede que eu leve ele no cemitério para visitar a irmã. Isto é normal?

RESP: A morte é sempre causadora de tristeza, pois Deus nos criou para a Vida!

Vocês só têm agora este filho? Tente explicar a ele o que acontece com as sementes que plantamos e que desaparecem em sua forma original para reaparecerem em forma de uma nova vida e com mais sementes. Fomos criados para a Vida Eterna em Deus- não sei se vocês têm Religião, que explica tão bem os mistérios- dor, sofrimento, amor, vida, morte e a criança entende muito bem. Rezem juntos - é de grande ajuda e conforto para todos!

Sendo gêmeo, ficará sempre nele a idéia de também irá morrer proximamente- o próprio médico poderá ajudá-los a explicar o que é a leucemia - com 11 anos ele entenderá bem.

Que ele conviva com amiguinhos, passeie, brinque, tenha vida normal e peça aos familiares que todos falem na irmãzinha com naturalidade, sem fazer ar de pena por ele.

O tempo é um grande aliado- querer ir ao cemitério não me parece que tenha inconveniente nem maior significado senão pelo desejo- e quem sabe? - a expectativa de que ela volte...

Fico às suas ordens para que volte a falar quando quiser!

Meu abraço, Mannoun

2 comentários:

Marcos Yamaguti disse...

Aproveitando a pergunta eu queria colocar meu problema.

Minha mulher morreu há três anos e tinhamos 2 filhos de 8 e 6 anos.

Ela teve um cancer no cérebro e foi uma longa doença, as crianças ficaram muito abaladas.

Eu fiquei sozinho e acabei casando de novo este ano, as crianças não aceitam bem a madrasta e ficaram muito chateadas de saber que iam ter um novo irmão(ã)

Alguma sugestão doutora?

Liana Clara disse...

Olá Marcos sua resposta deverá ser respondida na próxima segunda. Por favor aguarde e retorne ao BLOG sempre que quiser.

Postar um comentário