logo

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Os símbolos do Natal

Por Luciana Nóbrega

Qual a origem e os significados dos símbolos presentes no Natal? A Igreja Católica é riquíssima em simbolismo. Nada é feito ao acaso. Tudo tem um sentido e consequentemente, uma beleza incrível. Vamos relembrar alguns desses costumes:
O ADVENTO

O tempo do Avento (vinda, chegada) tem a duração de quatro semanas, é uma preparação para o Natal. Neste ano começará em 30 de novembro. Na 1ª. semana, a Igreja nos orienta a pensar na vinda do Senhor no final dos tempos e a liturgia nos convida a pensar na conversão. A 2ª. semana, nos convida por meio de São João Batista a “preparar os caminhos do Senhor”, isto é, a manter uma atitude de permanente conversão. A 3ª. semana preanuncia já a alegria de que o Salvador está chegando, pois já está cada vez mais perto o dia da vinda do Senhor.  Finalmente na 4ª. semana chega o Filho de Deus ao mundo. Maria é a figura central, e a sua espera é modelo e estímulo para nós.

A COROA DO ADVENTO

A coroa do advento compõem-se de quatro velas com quatro ramos de vegetais, que vão acendendo, uma a uma, nas quatro semanas que precedem o Natal. A forma é circular, pois o círculo não tem princípio nem fim, e também do nosso amor a Deus e ao próximo que nunca deve terminar. As ramas são verdes porque verde é a cor da esperança e da vida. A fita e o laço vermelho que envolvem a guirlanda simbolizam o Amor de Deus ou o próprio Espírito Santo a embalar toda criação que é remida com a chegada de Jesus. As bolas simbolizam os frutos do Espírito Santo que brotam no coração de cada cristão.

OS PRESÉPIOS
O termo presépio vem do latim praesaepe com o significado de estrebaria, curral, estábulo. Foi num destes espaços que nasceu a figura, real e histórica, conhecida para a posterioridade com o nome de Jesus. Não foi porque a sua mãe e o seu pai José e Maria tivessem deliberadamente escolhido este lugar, mas foi o único que lhes concederam. O presépio é uma das representações mais singelas do nascimento de Jesus Cristo. Procura resgatar a importância e magnitude daquele momento ao mesmo que nos lembra a forma simples e humilde em que se deu o nascimento.

Esta representação foi criada por São Francisco de Assis em 1223 que, em companhia de Frei Leão e com a ajuda do senhor Giovanni Vellina, montou em uma gruta da floresta na região de Greccio, Itália, a encenação do nascimento de Jesus.

VELAS E GUIRLANDAS

A guirlanda de Natal é um costume que nasceu na Alemanha e simboliza a chegada de Jesus a um mundo escuro. Toda guirlanda natalina consiste em um círculo com galhos e folhas e quatro velas colocadas nela.  As velas simbolizam Cristo, a luz do mundo, que devemos imitar. É uma tradição nórdica.


OS REIS MAGOS


A importância dos Reis Magos é principalmente religiosa: eles são os protagonistas da Epifania, isto é, da manifestação de Deus a todos os homens, de todos os povos da Terra.  Belchior, Baltasar e Gaspar, não seriam reis necessariamente. Como não diz quantos eram, diz-se três pela quantia dos presentes (ouro, incenso e mirra) oferecidos ao Menino Jesus. Talvez fossem astrônomos, pois segundo consta,viram uma estrela e foram, por isso, até a região onde nasceu Jesus.

ÁRVORE DE NATAL
Os antigos povoadores da Europa Central e Escandinávia consideravam as árvores como seres sagrados. Assim, na época do solstício de inverno, adornavam a árvore mais alta e poderosa do bosque com luzes e frutos, acreditando que suas raízes chegavam ao reino dos deuses, onde se encontravam Thor e Odin. Segundo a tradição, o cristianismo atribuiu uma leitura mais profunda a este costume. Conta-se que São Bonifácio – um sacerdote que evangelizou a Europa nos séculos VII e VIII -, explicava o mistério da Trindade com a forma triangular do abeto (pinheiro): os frutos seriam os dos do Espírito Santo (os presentes de Deus aos homens); a estrela seria Cristo, a luz de Deus, a luz do mundo; e o tronco é facilmente assimilável à tradição cristã, que utiliza também muitas árvores em sua catequese: a árvore do Paraíso, da ciência do Bem e do Mal,  o santo madeiro do qual se fez a cruz. E, a partir do século XV, os féis começaram a montar as árvores em suas casas.

PAPAI NOEL E SÃO NICOLAU


Papai Noel é uma lenda inspirada na história de São Nicolau. Ele era um bondoso homem que viveu numa região onde hoje se encontra a Turquia. Ele ficou conhecido por sua bondade, e generosidade. Nicolau se preocupava com os seus semelhantes, procurava ajudar a todos, sobretudo ao pobres.
Na época de Natal, Nicolau arrecadava doações, comidas, brinquedos para distribuir entre os mais necessitados.Ao ingressar na vida religiosa doou seus bens para os necessitados.  Essa história tornou-se conhecida e acabou sendo misturada com uma lenda da Escandinávia, na qual um mago bondoso que vivia na floresta, na época de Natal presenteava as crianças comportadas. Tal personagem passou a ser representado por um bondoso velhinho, com grandes barbas brancas e olhar carinhoso que distribuía presentes nas noites de Natal. Com o passar do tempo essa lenda ganhou o mundo e passou a fazer parte principalmente do imaginário infantil.

CEIA DE NATAL
A versão mais conhecida é de que a tradição surgiu na Europa, há vários séculos. As pessoas deixavam suas casas abertas no dia 25 de dezembro para que viajantes entrassem e fizessem confraternização com a família acolhedora. Já a tradição de ter o Peru como prato mais consumido nessa data veio dos Estados Unidos, através do Dia de Ação de Graças, a partir do século XVIII.
O hábito de consumirmos nozes, castanhas, amêndoas e avelãs veio da Europa; a tradição do panetone veio da Itália.

2 comentários:

Pat disse...

Que beleza! Acho que os que não sabiam dessa riqueza de símbolos no Natal de Cristo, agora vêem essa CELEBRAÇÃO em maior profundidade, em torno do que é o PRINCIPAL: A VINDA DO MENINO DEUS, NOSSO SALVADOR!
Abraço,
Pat

Liana Clara disse...

Precisamos resgatar os verdadeiros significados dos símbolos do Natal. Andamos sedentos da verdade, e das coisas boas que acalentam nossas almas.

Postar um comentário